A mais recente ronda de testes do Euro NCAP, entidade europeia que premeia os melhores automóveis a circular no mercado do Velho Continente, obteve resultados bastante modestos, com apenas um dos seis modelos examinados a atingir as cobiçadas cinco estrelas, a classificação máxima dada por esta entidade.
Mas o maior choque foram as três estrelas obtidas pelo Renault Mégane. O pequeno familiar francês não foi além dos 83% e 78% na protecção de adultos e de crianças, respectivamente, e conseguiu apenas 60% na protecção de peões. Mas o pior resultado aconteceu nos sistemas de segurança, onde o Mégane não obteve mais de 48%, fruto de uma falha no sistema de alerta de não colocação dos cintos traseiros, que a Renault se prontificou a rectificar.
A melhor pontuação foi para o Volkswagen Golf Sportsvan, que obteve um total de 87% na protecção de adultos, 85% na protecção de crianças, 62% na protecção de peões e 73% no capítulo dos sistemas de apoio ao condutor.
Atrás do Volkswagen, e com quatro estrelas, ficou o Ford Tourneo Courier, com pontuações de 84% na protecção de adultos e de crianças, 74% na protecção de peões e 56% nos sistemas de auxílio para o condutor.
Entre os modelos que, tal como o Renault Mégane, não foram além das três estrelas estão os “irmãos” Citroën C-Elysée e Peugeot 301, que obtiveram, sem surpresa, a mesma pontuação: 71%, 75%, 54% e 33%, respectivamente para a protecção de ocupantes adultos, crianças, peões e sistemas de auxílio ao condutor.
O agora chinês MG3 também não teve uma grande pontuação, não indo além das três estrelas, com um score de apenas 69% na protecção dos ocupantes adultos (os airbags frontais não insuflaram o suficiente para impedir o embate com o volante e tablier); 71% na protecção de crianças; 59% no que respeita a peões e uns meros 38% no capítulo dos sistemas de auxílio ao condutor.