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Forças Armadas dos EUA revelam substituto do Humvee

Após um período de três anos, que incluiu o teste a 22 protótipos, provenientes da Oshkosh Defense, Lockheed Martin e AM General (o fabricante do Humvee), as Forças Armadas Norte Americanas e a Marinha decidiram atribuir um contracto que permitirá à Oshkosh Defense substituir o famoso Humvee, que já data de 1985. Durante 14 meses de ensaios, o L-ATV (Light Combat Tactical All-Terrain Vehicle) da Oshkosh Defense foi considerado a melhor opção em concurso, tendo sido atribuído ao fabricante um contracto no valor de 6.75 biliões de dólares pela produção de 17 mil unidades, que deverão começar a ser já entregues a partir de 2018.

Este contracto, que poderá superar os 30 biliões de dólares até 2024, permitirá substituir todos os Humvee em serviço, uma vez que estes não são capazes de oferecer as protecções necessárias para os campos de batalha modernos, como o Iraque e o Afeganistão. A título de exemplo, os Humvee usados no Iraque tiveram que ser adaptados com placas de ferro na base para evitar proteger as tropas de dispositivos armadilhados, que foram responsáveis por 60% das mortes de tropas americanos naquele território.

Porém, estas protecções limitavam a mobilidade dos Humvee nos territórios irregulares do Afeganistão, razão pelo qual o Pentágono criou este concurso, para a criação de um veículo leve e manobrável, mas capaz de oferecer a protecção aos seus ocupantes equivalente a um veículo pesado, como os MRAP (Mine Resistant Ambush Protected) ou M-ATV (MRAP All Terrain Vehicle).

O L-ATV veículo estará disponível em duas versões, para o transporte de dois ou quatro passageiros, e nunca terá um peso superior a 7,1 toneladas (um terço do peso de um M-ATV), uma vez que este modelo poderá ser transportado por helicoptero para qualquer local no planeta.

Face ao actual Humvee, o L-ATV é maior, embora mais leve, e dispõe de capacidades todo-o-terreno superiores, bem como a velocidade de um modelo de competição do tipo Baja (cerca de 160km/h), tendo um protótipo inicial conseguido terminar numa corrida Baja 1000 em 2010. Para o deslocar, o L-ATV da Oshkosh irá usar um 6.6 V8 turbodiesel GM Duramax, que poderá ser associado a um sistema híbrido, capaz de oferecer 70kW (95cv) de potência adicional.

Irá igualmente usar a suspensão independente TAK-4i, que utiliza braços independentes para garantir uma estabilidade acrescida, mesmo em terrenos irregulares (ideal para os seus ocupantes acertarem no alvo), tendo a capacidade de oscilar as rodas até 50 cm, para permitir transpor qualquer obstáculo (um Ford F-150 SVT Raptor R Baja só permite 38cm). Uma coisa é certa, adoraríamos ter uma oportunidade para conduzir este L-ATV.

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