Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Volvo V40 D2 Momentum – Aposta certa

Ao contrário do que tem sido a tendência do mercado, a Volvo seguiu outro caminho e em vez de aplicar o tradicional “downsizing” nas suas motorizações, optou pela utilização do mesmo bloco como base para todas as suas motorizações. Com esta medida, a Volvo abandonou o anterior motor 1.6 diesel, de origen Ford/PSA de 115cv, passando a versão de entrada de diversos modelos, o D2, a usar um 2.0 de quatro cilindros Drive-E com 120cv.

Mas, mais importante que a potência, que sobe ligeiramente, é o aumento de binário, 280Nm, que permitirão um andamento mais suave, linear e agradável, acabando aquela sensação de existência de um poço quando pretendíamos acelerar em baixas rotações.Esta motorização aplicada na Volvo V40 acaba por se converter numa combinação perfeita para quem procura um automóvel deste segmento, de grande qualidade e acessível, mas sem relegar um bom comportamento dinâmico e motor com bom desempenho.

E se isto não bastasse, temos ainda a vantagem dos consumos estarem mais baixos, uma vez que não precisamos de exigir tanto do motor para manter o mesmo andamento. De resto temos um automóvel que, neste caso em particular, vem equipado com tudo o que alguma vez precisará para ser o seu companheiro de viagem durante os próximos anos, como os faróis BiXénon, luzes diurnas em LED, elegantes jantes de 17 polegadas “Spider” (que combinam na perfeição com a pintura Azul Power metalizado), sistema de infoentretenimento com Audio High Performance e sistema de navegação, bem como ar condicionado automático de duas zonas, sensores de luz e de chuva, entre outros.

O conforto mantém-se intacto, com a Volvo a manter a tradição com os ergonómicos estofos, e uma afinação da suspensão significativamente mais confortável que os rivais germânicos, sem prejudicar demasiado o comportamento dinâmico face aos mesmos. Como pontos menos positivos mantém-se os mesmos, o preço dos extras e a baixa visibilidade traseira, fruto da altura e dimensão do vidro traseiro. Independentemente destas situações, a V40 com esta nova motorização D2 tem tudo para se tornar no modelo perfeito para pequenas famílias (pelo conforto e segurança) como para frotas (preço, equipamento e emissões).

[fancygallery id=”2″ album=”322″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima190 km/h
Capacidade1969 ccAceleração (0-100 km/h)10,5 s
Potência120 cv (3750 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário280 Nm (1500 rpm)Cidade (anunciado)4,1
TransmissãoEstrada (anunciado)3,3
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)3,5
CaixaManual de 6 velocidadesEmissões Co282 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4369 / 1420 / 1802 mValor base€29 996
Peso1546 KgValor viatura testada€35 765
Bagageira335 / 1032 litrosI.U.C.€216.37

[/toggle] [/toggles]