Com a chegada de 2016, a Jaguar anunciou a chegada de uma versão actualizada do XF, que além das habituais introduções de novas tecnologias, destaca-se pela chegada das motorizações diesel Intenium de quatro cilindros, bem como a disponibilização de um eficaz sistema de tracção integral para a versão Ingenium de 180cv, a primeira de quatro cilindros diesel a receber este tipo de solução.
Este sistema, derivado do modelo usado no F-Type, permite transferir todo o binário (430Nm) para o eixo traseiro em condução normal, sendo parte desse valor transferido para o eixo dianteiro em situações de perda de tracção, sendo a forma de transferência do mesmo controlado pelo sistema Inteligent Driveline Dynamics, encontrando-se este ligado ao sistema de Controlo Dinâmico de Estabilidade, Sistema de Vectorização e Controlo de Binário e ao Jaguar Drive Control.
Esta solução acrescenta 105kg ao peso total do Jaguar XF, mas isso não impede esta versão do Jaguar XF de demorar apenas 7,9s para atingir os 100km/h (mais 0,2s face à versão de tracção traseira), 222km/h de velocidade máxima e média de consumo de apenas 4,9 l/100km, o que corresponde a 129g/km de emissões de CO2. Estará igualmente disponível no Jaguar XF o Sistema Dinâmico Adaptativo com amortecimento variável em motorizações com caixa manual.
Com esta actualização, a gama XF passará a estar disponível em cinco versões distintas (XF Pure, XF Prestige, XF Portfolio, XF R-Sport e XF S) e diversas motorizações, começando pelo 2.0d diesel de 163cv (com caixa manual e automática com tracção traseira), 2.0d diesel com 180cv (caixa manual e automático e tracção traseira e AWD), 2.0 a gasolina com 240cv (caixa automática com tracção traseira), 3.0 diesel de 300cv (com tracção traseira e caixa automática), 3.0 a gasolina com 340cv (caixa automática e tracção traseira e AWD) e 3.0 a gasolina com 380cv (com caixa automática e tracção traseira e AWD).