Se existe marca que merece todo o reconhecimento pelo seu empenho em renovar as linhas de praticamente todos os seus modelos, essa marca é a Mercedes-Benz, e os resultados estão à vista, com vendas a aumentarem de forma constante desde o lançamento de modelos como o Classe A, CLA, Classe S e com duas excelentes propostas novas, o GLA e Classe C. Porém existem outros modelos que foram recentemente modernizados e embora não partilhem da renovação completa que os modelos referidos sofreram, conseguem manter-se perfeitamente actualizados, como é o caso do Classe E.
Para comprovar isso decidimos pegar num Classe E Coupé, que consegue reunir as linhas tradicionais de um coupé da marca de Estugarda com pormenores estilísticos perfeitamente enquadrados com a imagem de marca dos novos modelos, como os conjuntos ópticos com recurso à tecnologia LED, motores muito eficiente e a habitual qualidade de construção elevadíssima, tal como os materiais empregues. Neste caso específico, este Classe E Coupé dispunha do kit estético AMG, o que lhe permite usar pára-choques mais desportivos com as suas enormes entradas de ar e lábio inferior cromado, enormes jantes de liga leve AMG de 18, um difusor traseiro com duas saídas de escape cromadas, diversas aplicações cromadas e o tejadilho panorâmico com acabamento escurecido, para reforçar o contraste com o vermelho forte da carroçaria, uma das principais razões pelos vários elogios recebidos durante o período de ensaio.
No interior domina um ambiente negro, com a pele a predominar o horizonte, em conjunto com diversos elementos metálicos e outros plásticos a imitar alumínio. Gostei particularmente dos bancos, totalmente em pele cozidos com linha branca e com uso de ajustes pneumáticos, para uma adaptação perfeita ao corpo dos ocupantes. O facto de utilizar a caixa de velocidades automática 7G-Tronic (um extra de €2650) permite-lhe ganhar espaço para arrumação na consola central, estando esta composta apenas pelos botões fundamentais, como a roda de controlo do sistema de infoentretenimento COMAND Online, o botão para regular o comportamento da caixa de velocidades e outro para ajustar a suspensão. Através destes dois botões, foi possível transformar o comportamento deste Classe E Coupé, que passava de um simples automóvel para passeio para um verdadeiro desportivo, mesmo tratando-se de um “mero” quatro cilindros a diesel.
Porém, este simples bloco garante 204 cv de potência e 500 Nm de binario, mais do que suficiente para, nos modos mais desportivos, impulsionar o Coupé para velocidades não recomendáveis com bastante facilidade. O melhor de tudo é que quando utilizados os modos de conforto, com o sistema ECO activo, torna-se possível registar consumos baixos, na casa dos 5 litros por cada 100 km, embora em cidade ou com um regime de andamento mais elevado, tinha que adicionar mais dois litros à equação. Onde este Classe E250 CDI Coupé peca é no preço, não no valor base, que é perfeitamente adequado às qualidades oferecidas pelo modelo, mas sim pela extensa lista de opcionais, que acabam por encarecer demasiado este aliciante modelo.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 250 km/h |
Capacidade | 2143 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 7,3 s |
Potência | 204 cv (4200 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 500 Nm (1600 rpm) | Cidade (anunciado) | 6,6 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,4 | |
Tracção | Traseira | Média (anunciada) | 4,9 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de 7 velocidades | Emissões Co2 | 128 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,12 / 1,56 / 1,51 m | Valor base | €58 450 |
Peso | 1700 Kg | Valor viatura testada | €69 201 |
Bagageira | 450 litros | I.U.C. | €249.48 |
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