Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Mercedes-Benz Classe E250 CDI Coupé

Se existe marca que merece todo o reconhecimento pelo seu empenho em renovar as linhas de praticamente todos os seus modelos, essa marca é a Mercedes-Benz, e os resultados estão à vista, com vendas a aumentarem de forma constante desde o lançamento de modelos como o Classe A, CLA, Classe S e com duas excelentes propostas novas, o GLA e Classe C. Porém existem outros modelos que foram recentemente modernizados e embora não partilhem da renovação completa que os modelos referidos sofreram, conseguem manter-se perfeitamente actualizados, como é o caso do Classe E.

Para comprovar isso decidimos pegar num Classe E Coupé, que consegue reunir as linhas tradicionais de um coupé da marca de Estugarda com pormenores estilísticos perfeitamente enquadrados com a imagem de marca dos novos modelos, como os conjuntos ópticos com recurso à tecnologia LED, motores muito eficiente e a habitual qualidade de construção elevadíssima, tal como os materiais empregues. Neste caso específico, este Classe E Coupé dispunha do kit estético AMG, o que lhe permite usar pára-choques mais desportivos com as suas enormes entradas de ar e lábio inferior cromado, enormes jantes de liga leve AMG de 18, um difusor traseiro com duas saídas de escape cromadas, diversas aplicações cromadas e o tejadilho panorâmico com acabamento escurecido, para reforçar o contraste com o vermelho forte da carroçaria, uma das principais razões pelos vários elogios recebidos durante o período de ensaio.

No interior domina um ambiente negro, com a pele a predominar o horizonte, em conjunto com diversos elementos metálicos e outros plásticos a imitar alumínio. Gostei particularmente dos bancos, totalmente em pele cozidos com linha branca e com uso de ajustes pneumáticos, para uma adaptação perfeita ao corpo dos ocupantes. O facto de utilizar a caixa de velocidades automática 7G-Tronic (um extra de €2650) permite-lhe ganhar espaço para arrumação na consola central, estando esta composta apenas pelos botões fundamentais, como a roda de controlo do sistema de infoentretenimento COMAND Online, o botão para regular o comportamento da caixa de velocidades e outro para ajustar a suspensão. Através destes dois botões, foi possível transformar o comportamento deste Classe E Coupé, que passava de um simples automóvel para passeio para um verdadeiro desportivo, mesmo tratando-se de um “mero” quatro cilindros a diesel.

Porém, este simples bloco garante 204 cv de potência e 500 Nm de binario, mais do que suficiente para, nos modos mais desportivos, impulsionar o Coupé para velocidades não recomendáveis com bastante facilidade. O melhor de tudo é que quando utilizados os modos de conforto, com o sistema ECO activo, torna-se possível registar consumos baixos, na casa dos 5 litros por cada 100 km, embora em cidade ou com um regime de andamento mais elevado, tinha que adicionar mais dois litros à equação. Onde este Classe E250 CDI Coupé peca é no preço, não no valor base, que é perfeitamente adequado às qualidades oferecidas pelo modelo, mas sim pela extensa lista de opcionais, que acabam por encarecer demasiado este aliciante modelo.

[fancygallery id=”2″ album=”3″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima250 km/h
Capacidade2143 ccAceleração (0-100 km/h)7,3 s
Potência204 cv (4200 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário500 Nm (1600 rpm)Cidade (anunciado)6,6
TransmissãoEstrada (anunciado)4,4
TracçãoTraseiraMédia (anunciada)4,9
CaixaAutomática de dupla embraiagem de 7 velocidadesEmissões Co2128 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,12 / 1,56 / 1,51 mValor base€58 450
Peso1700 KgValor viatura testada€69 201
Bagageira450 litrosI.U.C.€249.48

[/toggle] [/toggles]