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Novo Toyota a hidrogénio chega para o ano

Toyota FCV

A Toyota apresentou ontem no Japão o aspecto exterior e mais alguns dados do seu novo veículo com tecnologia de pilha de combustível. No Japão, o novo Toyota a hidrogénio vai custar 7 milhões de ienes, que convertido directamente para euros dá cerca de 50.000 €. A comercialização deste novo automóvel vai ser limitada a zonas onde já esteja a ser implementada infraestrutura de abastecimento de hidrogénio. Este novo modelo vai estar disponível no Japão antes do mês de Abril do próximo ano e será lançado durante o verão de 2015 nos mercados europeu e americano, mas não foram indicados quaisquer preços.

Muito parecido com um Prius, tem 4870 mm de comprimento, e exibe um visual mais agressivo que o modelo que lhe serviu de génese, merecendo destaque os faróis rasgados e as luzes diurnas verticais, que fazem parte do pára-choques dianteiro. A linha do tejadilho funde-se na traseira com uma outra que parte das cavas das rodas dianteiras – para uma postura mais agressiva – criando uma bagageira sobrelevada, com dois grupos ópticos de formato triangular.

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A tecnologia de pilha combustível usa hidrogénio que reage com o ar gerando energia eléctrica que depois é usada para alimentar o motor eléctrico de 136 cv que anima esta proposta. O único resultado desta reacção química é água.

O problema para que esta tecnologia ainda não seja comum prende-se com dois factores principais: o primeiro é a forma de armazenar o hidrogénio dentro do automóvel, por se tratar de um gás altamente inflamável e que tem que estar armazenado a grande pressões dentro do depósito do veículo. Este problema tem vindo a ser resolvido com o desenvolvimento de novos materiais mais resistentes que minimizam as questões de segurança em caso de acidente.

O segundo é a cobertura da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio, que ainda é muito insípida. O hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes incluindo a solar e eólica, o que o pode tornar numa fonte de energia completamente limpa e renovável para usar como combustível em veículos automóveis.

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