Com uma herança bastante pesada pelo nome utilizado, que remonta ao dominador Audi S1 do Campeonato do Mundo de Ralis dos anos 80, a Audi volta a utilizar a sigla S1, embora desta vez para diferenciar a versão endiabrada do pequeno Audi A1. Para garantir um comportamento exemplar de um verdadeiro desportivo, a Audi pegou num A1 tradicional, adaptou a suspensão de modo a permitir o uso de um sistema de tracção Quattro, fundamental para garantir que toda a potência é aproveitada pelo chassis.
Disponível nas versões de três e cinco portas, tanto o S1 como o S1 Sportback contam com a presença do bloco 2.0 TFSI com 231cv e 370Nm de binário, o que lhe permite atingir os 250 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em apenas 5,8s (mais 0,1 para o S1 Sportback). Porém, graças aos avanços nos sistemas de injecção, a Audi garante que os consumos serão referênciais para as características do modelo, com médias de 7,0 litros de gasolina consumidos por cada 100 km.
Para os diferenciar dos restantes A1, o S1 e S1 Sportback vêm equipados com faróis de Xénon com luzes diurnas LED de desenho exclusivo, tal como os farolins traseiros também em LED, pára-choques desportivos, embaladeiras e sistema de escape com quatro ponteiras. O pequeno Audi S1 e S1 Sportback já pode ser adquirido nos concessionários oficiais da marca, por €38 990 ou €39 540, respectivamente.