Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW aposta na tecnologia de indução

A BMW acaba de anunciar os objectivos para o desenvolvimento de um sistema de carregamento por indução em parceria com a Daimler. Este deverá servir para os actuais modelos eléctricos e híbridos (i3 e i8, respectivamente), bem como para modelos híbridos plug-in a serem desenvolvidos no futuro. A marca alemã pretende assim alargar o seu portfólio eléctrico, que conta actualmente com a BMW i Wallbox, que permite o carregamento rápido dos actuais modelos eléctricos da marca.

201407_P90155660-zoom-origO que os engenheiros da BMW pretendem com este sistema é a criação, a médio termo, de um sistema standard de carregamento de veículos, válido para a totalidade da indústria automóvel. Este sistema é composto por dois componentes, o receptor no chão do automóvel e uma placa-base no local de carregamento. A energia eléctrica é transmitida através de um campo eletromagnético gerado entre os dois componentes, que chegará aos 3,6 kW e terá uma eficiência de 90%. Isto fará com que os tempos de carregamento diminuam para cerca de três horas no caso de um modelo híbrido, tendo mesmo a BMW conseguido já carregar as baterias do i8 em menos de duas horas, utilizando um protótipo já existente do sistema. Mas a BMW parece querer mais e pretende aumentar a voltarem para 7 kW, o que permitiria que o 100% eléctrico i3 fosse totalmente recarregado durante a noite, utilizando este sistema.

201407_P90155655-zoom-origA facilidade de utilização também não foi esquecida e um sistema Wi-Fi permite a comunicação entre o automóvel e a estação de carregamento, ajudando mesmo estacionamento e consequente alinhamento dos componentes. depois de estacionado, o condutor iniciará o processo de carregamento no próprio sistema operativo do automóvel, ou através de uma app no telemóvel ou tablet, que permite ainda ver o estado do processo de carregamento e o tempo restante até o carregamento estar completo.