São dois os ralis que se iniciam hoje nas montanhas Montafon, da Áustria. Os Silvretta E-Auto Rally e Classic Rally. Se o rali dedicado aos automóveis eléctricos comemora este ano a sua quinta edição, o rali de clássicos leva já 17 anos de existência.
Parceira de ambos desde a primeira hora, a Mercedes volta a participar na edição de 2014, com um clássico e o mais recente elemento da família eléctrica da marca alemã, o Classe B Electric Drive. Em conjunto com a smart, são seis os automóveis eléctricos compõem a “armada” alemã em competição. Mas vamos por partes:
Na prova destinada aos clássicos a marca da estrela fará regressar às pistas o C 111 dotado de um motor V8 de 3,5 litros, de 1970, um ano depois da estreia deste modelo criado para testar o motor Wankel no Salão de Frankfurt. Além deste, e para comemorar 120 anos de tradição no desporto automóvel, estarão ainda presentes um 450 SLC Coupé de 1978 e um 300 SL Roadster.
No campo dos modelos não poluentes estará presente o Classe B Electric Drive, o mais recente elemento da família eléctrica da Mercedes, que origina na variante movida a fuell-cell (que também competirá), estreada em 2010. Com uma autonomia de 200 km, apresenta uma potência de 132 kW e 340 Nm de binário e deverá estar disponível no mercado europeu até ao final deste ano.
A fazer-lhe companhia estará o SLS AMG Coupé Electric Drive, com 552 kW e 1000 Nm, bem como o smart fortwo electric drive, que tem uma autonomia de 145 km, 55 kW de potência e um binário de 130 Nm. Haverá ainda duas variantes Brabus do smart: um cabrio e uma edição especial Jeremy Scott BRABUS, ambos com uma potência de 60 kW e 135 Nm de binário.