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Peugeot 308 e-HDi 115 Allure

Eleito como o Carro do Ano Europeu para 2014, à frente do eléctrico BMW i3 e do Tesla S, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente, o Peugeot 308 apresenta-se como a revolução que a marca francesa precisava para se impor perante uma forte concorrência como o Volkswagen Golf, Renault Mégane, Seat Leon e Ford Focus. Face à geração anterior, o novo Peugeot 308 recorre à moderna plataforma EMP2 do grupo PSA (Peugeot-Citröen), o que permitiu reduzir o seu peso total em 140 kg, um valor significativo para um automóvel destas dimensões e que imediatamente se ressentiu no seu comportamento dinâmico, nos consumos e nas emissões.

Esteticamente o novo 308 inspira-se nas linhas do 208, com diversos pormenores que lhe conferem um ar bastante felino, como a utilização de luzes LED tanto na dianteira como na traseira (pode optar por ópticas totalmente em LED para melhor iluminação da estrada à noite). No interior encontram-se as verdadeiras novidades, como a introdução do chamado i-Cockpit. Trata-se da utilização de linhas minimalistas, daí que a Peugeot tenha removido praticamente todos os botões da consola central, colocando toda a acção num ecrã táctil de 9,7 polegadas, colocado no topo da mesma.

Através deste ecrã podemos ajustar o sistema de climatização, ajudas à condução, navegação, entretenimento, telefone e o sistema Peugeot Connect Apps, que permite aceder a diversas aplicações pré-instaladas, usando a ligação de dados do seu smartphone. O conceito do sistema i-Cockpit é deveras interessante, mas existem ainda algumas arestas por limar neste sistema, como a velocidade de funcionamento e os diversos passos necessários para podermos realizar algumas funções básicas, como ajustar a temperatura do sistema de climatização, algo que obriga o condutor a ter que desviar os olhos da estrada.

Também o painel de instrumentos foi transformado, passando agora a estar colocado numa posição mais elevada (tal como no 208), e equipado com um invulgar conta-rotações invertido, bem como com um ecrã LCD colocado na zona central para a reprodução de informações como as instruções do sistema de navegação. A motorização utilizada na viatura de ensaio foi o 1.6 e-HDi de 115cv, a versão mais procurada até agora que saiu o novo 1.6 BlueHDi com 120cv e apenas 82g/km de CO2. Ainda assim o modelo de 115cv revelou um desempenho ideal para imprimir um andamento desafogado em praticamente todas as situações, ao mesmo tempo que garantiu consumos bastante interessantes, tendo a média total do ensaio de 5,6 litros por cada 100 km nos mais de 3400km percorridos ao longo de uma semana (com passagens pelo Algarve, Évora, Sierra Nevada, Coimbra, Porto, Serra do Gerês e regresso a Lisboa).

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MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima195 km/h
Capacidade1560 ccAceleração (0-100 km/h)11,4 s
Potência115 cv (3600 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário270 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)4,4
TransmissãoEstrada (anunciado)3,5
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)3,8
CaixaManual de seis velocidadesEmissões Co2100 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,25 / 1,47 / 1,80 mValor base€24 700
Peso1395 KgValor viatura testada€28 695
Bagageira470 / 1300 litrosI.U.C.€141.47

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