Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Mercedes-Benz E 350 BlueTec Station 9v

Quando se procura um veículo para uma utilização mais familiar, e que reúna vários requisitos como conforto a bordo, segurança, espaço, versatilidade e prazer de condução, alguns modelos rápidamente se destacam, mas existe um que consegue verdadeiramente ofecer tudo isto, e muito mais. Estamos a falar na Classe E Station da Mercedes-Benz, que neste caso em particular, equipada com a brilhante motorização de seis cilindros a diesel, passa a estar disponível com a primeira caixa automática de nove velocidades com conversor de binário.

Mais leve e pequena que a anterior de sete velocidades, a 7G-Tronic, esta caixa encontra-se, por enquanto, associada à apenas à referida motorização de seis cilindros Diesel, a E350 BlueTec, que nesta geração passa a debitar 252 cv, um valor inferior aos anteriores 265 cv que são fruto das alterações ao nível das emissões para poder cumprir a exigente norma Euro 6. Porém, embora menos potente, esta carrinha de quase duas toneladas consegue ser mais rápida nas acelerações e recuperações, fruto do elevado desempenho da nova caixa 9G-Tronic.

Esta, fabricada pela própria Mercedes-Benz, apresenta inúmeras vantagens face ao modelo anterior de 7 velocidades, como as já referidas acelerações e recuperações, mas também a enorme suavidade de utilização em modo económico e as rapidíssimas passagens de caixa sempre que usámos os modos Sport e Manual. Perfeita para viagens longas em auto-estrada, a combinação desta caixa com este V6 Diesel permitem viajar a 120 km/h com o motor a precisar apenas de 1350 rpm, ou seja, um valor próximo do ralenti, permitindo assim reduzir os consumos (com o computador de bordo a marcar 6 litros por cada 100 km), bem como o desgaste mecânico de todos os componentes.

O conforto a bordo também foi melhorado, tendo a Mercedes afirmado que nas mesmas condições, face à anterior 7G-Tronic, o ruído de motor ouvido no interior é menor em 4 db. Para além da motorização esta carrinha E 350 BlueTec Station vinha recheada de extras que tornaram a vida a bordo ainda mais agradável, como a utilização da suspensão pneumática AirMatic (€2800), que transforma a carrinha num autêntico tapete voador (amortecendo qualquer irregularidade do asfalto), como pelos excelentes bancos Confort em pele (€650) com sistema multicontorno dinâmico (€1850), que se destacam pela utilização de um sistema de ajuste activo das zonas lombares, bem como de um agradável sistema de massagens, um extra que esteve sempre activo durante as centenas de quilómetros percorridos ao volante desta carrinha.

[fancygallery id=”2″ album=”81″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoSeis cilindros em V DieselVelocidade Máxima250 km/h
Capacidade2987 ccAceleração (0-100 km/h)6,9 s
Potência252 cv (3600 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário620 Nm (1600 rpm)Urbano (anunciado)6,6
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,9
TracçãoTraseiraCombinado (anunciada)5,5
CaixaAutomática de nove velocidadesEmissões CO2144 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4905 / 1854 / 1507 mmValor base€75 500
Peso1955 kgValor viatura testada€101 229
Bagageira600-1855 litrosI.U.C.€612.67

[/toggle] [/toggles]