Secções

Notícias

Ensaios

DesportoNotícias

Lewis Hamilton vence prova marcada por grave acidente de Jules Bianchi

A realização do Grande Prémio do Japão, que se realizou durante o dia de ontem, ficou marcado não só pelo mau tempo, como pela vitória de Lewis Hamilton, numa prova que não chegou a ser concluída, devido a um gravíssimo acidente com Jules Bianchi. O piloto francês da Marrusia embateu numa grua que estaria a remover a viatura de Adrian Sutil, que tinha sofrido um acidente momentos antes.

O acidente foi extremamente grave, visto que Bianchi perdeu o controlo da viatura, e esta não conseguiu parar a tempo na gravilha, embatendo de lado na grua, tendo desfeito a traseira da sua viatura, e chegado a bater com a cabeça na mesma, o suficiente para danificar o lado esquerdo do capacete do piloto. Estima-se que o impacto tenha gerado até 50g de força. Jules Bianchi já foi operado em Mie General Hospital, e encontra-se nos cuidados intensivos, a aguardar alterações do seu estado de saúde, que é considerado muito grave.

Relativamente à prova em si, esta terminou logo após o acidente de Bianchi, tendo Lewis Hamilton sido considerado como vencedor da prova, sendo seguido por Nico Rosberg, que tinha saído em primeira posição mas foi ultrapassado, por fora, na primeira curva do circuito na volta 29. Em terceira posição terminou Sebastian Vettel, que tirou partido da afinação para chuva do seu Red Bull RB10, terminando à frente do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo.

Com o final desta prova, Hamilton passou a liderar o campeonato de pilotos com uma margem ligeiramente maior, com um total de 266 pontos face aos 256 pontos do seu companheiro de equipa, Nico Rosberg. Em terceiro lugar mantém-se Daniel Ricciardo, com 193 pontos, sendo seguido por Vettel com 139 pontos. A nível de construtores, a Mercedes continua a liderar com grande margem, com 522 pontos, um valor significativamente superior aos 332 pontos obtidos pela Red Bull Renault com 305 pontos, e 201 pela Williams-Mercedes.

AcidenteF1