A Porsche foi a mais recente vítima do famoso teste do Alce, uma prova fundamental para o mercado sueco, uma vez que é uma das principais causas de morte nas estradas na Escandinávia. A vítima do teste, que foi realizado pela revista suéca Teknikens Värld, foi o novo Porsche Macan S Diesel que, embora não tenha capotado como acontecera no passado com o Mercedes Classe A, revelou um comportamento estranho que poderá ser o suficiente para causar um acidente grave.
O piloto Linus Pröjtz, durante a realização do teste, revelou um comportamento estranho com a roda dianteira esquerda a bloquear totalmente durante a manobra, o que evitou que o Macan conseguisse retomar o seu curto após o tradicional desvio brusco realizado a 70 km/h. Este teste foi repetido por diversas vezes, tendo o resultado sido sempre igual em todos eles.
Esta situação poderia gerar um acidente grave, pois impediria, numa caso real, de retomar à sua faixa de rodagem. A Porsche já emitiu um comunicado a revelar as razões do sucedido, que a questão da roda dianteira esquerda ter bloqueado é resultado da activação do sistema activo de anti capotamento (ARP), que com a sua rápida actuação (apenas 300ms) tentou assim evitar um possível capotamento.
[jwplayer mediaid=”2787″]