Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW i8s praticamente confirmado para 100º aniversário da marca

BMW

São vários os rumores que indicaram, no final de Outubro, que a BMW estaria a preparar uma versão mais radical do seu i8 para celebrar o primeiro centenário da marca, porém os rumores parecem estar a ganhar alguma consistência, e já começam a sair mais informações sobre este modelo, apelidado internamente como Projecto M100.

O nome, conforme poderá imaginar, está relacionado com o centenário da marca, e deverá reunir todo o conhecimento de soluções eléctricas da divisão i com as capacidades dinâmicas e de alto desempenho da divisão M. Para tornar o projecto ainda mais importante, este modelo está a ser desenvolvido pela divisão i, sob a direcção de um novo director, Roberto Fedeli, conhecido como a contratação do ano para a BMW, visto ter sido o responsável pelo desenvolvimento das últimas criações da Ferrari.

Destinado a ser revelado em 2016 durante o centenário da marca, e previsto para chegar ao mercado no ano seguinte (altura em que o CEO Norbert Reithofer deverá abdicar do cargo), devendo manter o mesmo tipo de chassis em alumínio e fibra de carbono, mas tudo o resto será revisto, passando a existir componentes mais integrados, suspensão totalmente revista, novos travões, pneus mais largos e no interior os lugares traseiros serão removidos para poupar peso e permitir aumentar o espaço disponível para a bagageira.

Embora a base seja o actual, i8, este novo modelo poderá ter um aspecto ainda mais dinâmico e imponente, graças ao reforço aerodinâmico que será aplicado para conseguir acompanhar o aumento significativo de potência. Este aumento será resultado da aplicação de um novo motor de combustão que poderá ser um 2.0 TwinTurbo de 320cv, ou um 3.0 TwinTurbo de 480cv, que em conjunto com o motor eléctrico colocado no eixo dianteiro, que poderá ser de 204 ou 109cv (dependendo do motor de combustão escolhido), permitirá gerar um total superior a 500cv.