Secções

Notícias

Ensaios

CuriosidadesNotícias

Celebre o centenário da Maserati com o nosso Top 10 dos melhores modelos da marca

Maserati

Fez exactamente hoje cem anos desde que Alfieri Maserati, em conjunto com os seus irmãos Ettore e Ernesto abriam a sua primeira oficina, no número 1 da central Via de’ Pepoli, em Bolonha, designada por
“Officina meccanica per riparazioni automobili e garage”, tendo sido a casa da Maserati até ao ano de 1939. Para celebrar o centenário desta histórica marca, a Câmara de Bolonha colocou uma placa com a seguinte inscrição:

Neste edificio, a 1 de Dezembro de 1914, nasceu a “Società Anonima Officine Alfieri Maserati.” Graças ao engenho e ao trabalho de Alfieri e dos irmãos Ettore, Ernesto e Bindo, a empresa conquistará fama e prestígio internacional, contribuindo para dar a conhecer no mundo a excelência da identidade industrial de Bolonha.

Foi efectivamente um centenário cheio de momentos históricos não só para a marca como para a indústria automóvel mundial, porém a vida da Maserati não foi propriamente livre de percalços. Em 1937 os irmãos Maserati venderam as suas acções da empresa à família Adolfo Orsi, que deslocou a sede de Bolonha para Modena, local onde tem permanecido desde então.

Mais tarde a Maserati seria vendida à Citröen, embora Adolfo Orsi tenha mantido o lugar de presidente, mas embora tudo estivesse a correr bem, a crise do petróleo da década de setenta e a bancarrota da Citröen levaram a que a Maserati fosse novamente vendida, desta vez para a De Tomaso, empresa detida pelo piloto argentino Alejandro de Tomaso. Seria só em 1993 que a Maserati passaria para mãos do grupo FIAT, onde tem permanecido desde então.

Independentemente da vida atribulada da marca, é inquestionável que a Maserati tem na sua vasta história alguns dos melhores e mais bonitos automóveis alguma vez criados, razão pelo qual neste centenário, personalidades como os lendários Sir Stirling Moss e John Surtees enviada cartas de felicitações à marca, com textos.

Sir Stirling Moss: “Felicidades pelos 100 anos de competição. O vosso 250F continua a ser a referência da perfeição! Feliz Aniversário. Stirling Moss.”

John Surtees: “Fui muito feliz por trabalhar com a Maserati para fazer um carro ganhador. Feliz Aniversário. John Surtees.”

Para festejarmos este histórico aniversário, decidimos reunir aqueles que consideramos como os 10 melhores modelos criados pela Maserati:

[fancygallery id=”10″ album=”202″]