Tal como previsto, a Honda realizou uma apresentação na véspera da abertura do Salão de Genebra para dar a conhecer a versão mais desportiva de sempre do Civic, o novo Civic Type R. Revelado como sendo o automóvel de tracção dianteira mais rápido do Mundo, a Honda conseguiu mesmo realizar um impressionante tempo de 7m50s no mítico circuito de Nürburgring, batendo assim por quatro segundos o anterior detentor do recorde, o Renault Mégane R.S. 275 Trophy-R.
Equipado com um novo motor de quatro cilindros de dois litros turbo a gasolina VTEC, este é capaz de debitar 310cv de potência às 6500rpm e 400Nm de binário, logo às 2500rpm. Este bloco, associado à caixa manual de seis velocidades, garante uma velocidade máxima de 270km/h e uma aceleração de apenas 5,7s para atingir os 100km/h, tendo o chassis sido optimizado para oferecer um excelente comportamento em pista, daí contar com um sistema de amortecimento adaptativo com quatro níveis, suspensão dianteira e traseira melhorada, direcção assistida eléctrica melhor calibrada e sistema de travagem Brembo, com discos perfurados de 350mm e pinças de quatro êmbolos.
[jwplayer mediaid=”4804″]
Se tiver dificuldades em visualizar o video, veja-o pelo YouTube.
Estéticamente o novo Civic Type R conta com um kit aerodinâmico composto por pára-choques desportivos, saias laterais, um enorme difusor traseiro que aloja as quatro ponteiras de escape cromadas, asa traseira de grandes dimensões (talvez o elemento que poderá gerar menor consenso, e jantes de liga leve de 19 polegadas, especialmente criadas para este modelo. No interior destaque para os bancos desportivos em camurça com pespontos vermelhos, volante desportivo em pele, punho da alavanca da caixa de velocidades em alumínio e um maior número de equipamento de série face às versões mais “civilizadas”. Este modelo deverá chegar ao mercado nacional durante o Verão.
[fancygallery id=”3″ album=”266″]