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Seat Leon X-Perience 2.0 TDI 4Drive – Por novos caminhos

Enquanto o crossover 20v20 da Seat não passa de concept para uma versão de produção, a Seat começa a abrir caminho a soluções “off-road” com a introdução da gama X-Perience, uma espécie de nova versão topo de gama para a linha Leon ST (carrinha). Fazendo companhia aos modelos desportivos FR e Cupra, a Seat Portugal não espera vender mais de 100 unidades deste modelo durante 2015, mas a acreditar pela experiência que obtivemos, não duvidamos que esse objectivo seja atingido, ou superado se tal fosse possível.

Face à Seat Leon ST tradicional, este modelo goza de um aspecto mais aventureiro, com a introdução de pára-choques com aplicações de protecção (a imitar placas de alumínio), molduras de protecção nas cavas das rodas, embaladeiras cobertas e barras no tejadilho, isto sem esquecermos da diferença de altura, que chega a ser de 27mm, uma vez que além da suspensão ser 15mm mais alta, a Leon ST X-Perience conta com rodas maiores, graças ao uso de jantes de 17 e 18 polegadas.

No interior encontramos alguns elementos que diferenciam esta carrinha, como os esquemas de cor nos bancos, volante e alavanca da caixa de velocidades, entre outros pormenores estilísticos, como os logos X-Perience, XP e 4Drive colocados em alguns locais estratégicos. O espaço e conforto é o habitual em qualquer modelo da gama Leon, tendo esta viatura do parque de imprensa vindo equipada com alguns extras bastante simpáticos, como as cortinas para as portas traseiras, uma cortina para separar a bagageira do resto do habitáculo.

Sendo ligeiramente mais comprida que a Leon ST normal, devido ao desenho dos pára-choques e das respectivas protecções, esta carrinha Seat é igualmente mais pesada, uma vez que vem equipada (neste caso em concreto) do sistema de tracção às quatro rodas 4Drive (adiciona 120kg de peso), que é composto por um sistema Haldez de quinta geração com embraiagem multi-pratos que permite repartir a distribuição do binário até 50/50 entre os eixos.

Porém, para lidar com tudo isto a Seat dotou este modelos de três motorizações diesel, o 1.6TDI CR de 110cv e o 2.0TDI CR de 150 e 184cv, estando esta última disponível em exclusivo com a caixa automática de dupla embraiagem DSG, embora esteja prevista a chegada de duas novas variantes que funcionarão apenas com tracção dianteira, o 1.4 TSI de 125cv a gasolina e o 1.6 TDI de 110cv a diesel.

A versão que obtivemos para ensaio foi a mais potente 2.0TDI CR de 184cv, que revelou ter força mais do que suficiente não só para impressionar tanto na estrada como fora da mesma, desde que não exagere no tipo de percurso, uma vez que não estamos a lidar com pneus mistos. Em estrada surpreendeu não só pelo excelente conforto (graças à maior distância ao solo), sem que isso assuste o condutor, uma vez que o sistema de tracção às quatro rodas garante alguma aderência adicional em curva. Destaque para a inclusão do sistema Seat Driver Profile, que permite mudar a calibração da direcção, o tempo de resposta do motor e a velocidade das passagens de caixa, através de três modos pré-definidos (Eco, Normal e Sport) e um modo Individual, que permite escolher o modo de cada parâmetro ao nosso gosto.

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MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima224 km/h
Capacidade1968 ccAceleração (0-100 km/h)7,1 s
Potência184 cv (3500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário380 Nm (1750 rpm)Urbano (anunciado)5,6
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,5
Tracçãoàs quatro rodas 4DriveCombinado (anunciada)4,9
CaixaDupla embraiagem de seis velocidadesEmissões CO2129 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4543 / 1816 / 1481 mmValor base€41 362
Peso1529 kgValor viatura testada€44 822
Bagageira587 – 1470 litrosI.U.C.€216.36

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