Embora o Classe E Coupé desperte um sentimento muito especial em mim, por ter sido o primeiro Mercedes-Benz que conduzi, quando me iniciei neste mundo automóvel, a realidade é que este modelo começa, aos poucos, a acusar o peso da idade face a todos os recentes lançamentos que o gigante de Estugarda tem tipo nos últimos dois anos.
Isto não significa que este modelo tenha linhas menos apaixonantes que os restantes modelos da marca, bem pelo contrário, conforme poderá comprovar pelas fotografias deste modelo em concreto, que vinha ainda mais elegante devido aos extras instalados, como o kit estético AMG (com jantes de 18 polegadas e para-choques desportivos) e as ópticas Full LED, tanto atrás como à frente.
Porém, se por fora o Classe E Coupé parece perfeitamente enquadrado com a actual imagem da marca, o mesmo não se pode afirmar do interior, uma vez que aparenta ser demasiado conservador face às agressivas linhas do exterior, culpa da partilha de componentes existente entre este modelo e a berlina e a Station.
Contudo, a grande novidade deste Classe E Coupé não se trata do plano estético nem das combinações de elementos, mas sim pela possibilidade de se poder optar pela caixa automática de nove velocidades, a 9G-Tronic, com as restantes motorizações da gama, e não um exclusivo no seis cilindros diesel (E 350 BlueTec). Neste caso em concreto, estamos a falar na combinação da motorização de quatro cilindros E250 de 204cv, que permite reduzir os consumos (em menos 0,2 l/100km) e as emissões (menos 7g/km de CO2) face à versão equipada com a caixa manual de seis velocidades.
Outra das novidades é a possibilidade de se poder, finalmente, optar pelo Pack de Assistência à Condução (3450 euros), que combina diversos sistemas de segurança como o Distronic Plus (cruise control adaptativo), assistente de faixa de rodagem, assistente de ângulo morto e o sistema de travagem Pre-Safe, que além de avisar o condutor de um obstáculo na via (veículo ou peões), permite aplicar uma travagem autónoma, desde que circule até 50km/h.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 250 km/h |
Capacidade | 2143 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 7,3 s |
Potência | 204 cv (3800 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 500 Nm (1600 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,2 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,6 | |
Tracção | Traseira | Combinado (anunciada) | 4,2 |
Caixa | Automática de nove velocidades | Emissões CO2 | 109 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4703 / 1786 / 1397 mm | Valor base | €58 450 |
Peso | 1735 kg | Valor viatura testada | €73 831 |
Bagageira | 400 litros | I.U.C. | €216.37 |
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