Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Mazda lança novo CX-3 em Portugal

MotorMais

Praticamente a seguir à apresentação internacional, a Mazda reuniu diversos meios nacionais para apresentarem o mais recente membro da família, o pequeno CX-3. O local escolhido foi o histórico Terreiro do Paço, a porta de entrada da cidade de Lisboa que recebeu o novo CX-3 de braços abertos, tal foi a aceitação do mais recente membro da linha de design Kodo (alma em movimento) por parte de quem passava pelas diversas unidades expostas em frente ao novo Monument Hotel – Pousada de Lisboa, onde decorreu a apresentação.

Luís Morais, Director Geral da Mazda Portugal, revelou a importância do lançamento do CX-3, visto que será a arma ideal para conquistar o mercado dos SUV de pequenas dimensões, um mercado actualmente dominado pelo Renault Captur, Peugeot 2008 e Nissan Juke, e que registou em 2014 um aumento de 82.1% de crescimento em unidades vendidas, face a 2013. Com estes apelativos números, a Mazda Portugal espera com o CX-3 conquistar a mesma quota de mercado conquistada pelo CX-5 no segmento de SUVs médios, ou seja, 3.1%, o equivalente a 500 unidades já para 2015.

Poderá parecer um valor ambicioso, mas após o curto trajecto programado pela Mazda Portugal (mais alguns desvios para comprovar isoladamente algumas das capacidades deste modelo), foi fácil de reconhecer as mais valias deste modelo. Equipado com a mais recente motorização SkyActiv-D 1.5 com 105cv, este pequeno bloco recebe aqui algumas alterações face ao bloco utilizado já no Mazda2, como a alteração do valor de binário (de 220 para 270Nm), bem como da disponibilidade do mesmo, de forma a permitir que o mesmo ofereça o mesmo desempenho que o Mazda2 equivalente, embora se trate de um modelo de maiores dimensões.

MotorMais

Recordamos que esta motorização SKYACTIV-D 1.5 é única no mercado por se tratar de um bloco com diversas inovações, como o facto de ser o motor diesel de pequenas dimensões com a menor taxa de compressão do mercado, 14.8:1, o que em conjunto com outras novidades (turbo de geometria variável, 2 válvulas EGR de alta e baixa pressão, intercooler água e ar e recurso a injectores solenoide em vez dos habituais piezoeléctricos, é possível garantir um comportamento muito semelhante a um motor a gasolina, oferecendo uma resposta muito suave e linear, e um ruído de funcionamento bastante contido.

Disponível com nove cores distintas, destaca-se o novo Cinza Ceramic, ao qual se juntam as restantes cores transversais à actual geração de modelos Mazda, como o cativante Vermelho Soul ou o Azul Dynamic. Disponível em duas versões, o CX-3 conta com uma vasta lista de equipamento mesmo na versão base Evolve, com equipamentos como Computador de Bordo, Jantes de 16″, retrovisores exteriores eléctricos e rebatíveis, Start&Stop, Hill Launch Assist, Ar Condicionado automático, Volante e manípulo do travão em pele, Cruise Control e Smart City Break Support, bem como o sistema de infoentretenimento MZD Connect, com ecrã táctil de 7 polegadas, que pode ser igualmente controlado a partir dos comandos no volante, joystick entre os bancos da frente ou por comandos de voz.

Na versão de topo Excellence já podemos encontrar jantes de 18 polegadas, faróis LED (incluíndo os de luz diurna e nevoeiro), bancos em Pele e tecido, vidros traseiros escurecidos, sendores de luz e chuva, sistema de chave inteligente, câmara e sensores de estacionamento traseiro, sistema de som Audio Bose com 7 colunas e o prático head-up display (ADD – Active Driving Display). Poderá ainda optar por um pack adicional, designado como Pack High Technology (1310 euros), que adiciona sistemas de monitorização de ângulo morto (BSM), assistente de feixes de máximos (HBC), luzes dianteiras adaptativas (AFLS) e Cruise Control adaptativo (Radar Cruise Control).

No que toca a preços, o Mazda CX-3 está disponível a partir dos 22.970 euros para a versão 4×2 com nível de equipamento Evolve e caixa manual de seis velocidades, valor esse que pode subir para 25.220 caso opte pela versão Excellence, ou 27.740 se optar por todos os packs de equipamento disponíveis. Se desejar o CX-3 com o sistema de tracção às quatro rodas AWD i-ACTIV, o valor do mesmo irá subir para os 28.460 euros, com o nível Excellence. Juntando a caixa automática SKYACTIV-Drive de seis velocidades, esse valor sobe para os 31.165, estando esta caixa disponível apenas com a combinação de equipamento Excellence e com a tracção às quatro rodas.

MotorMais

MotorMais