Chegou, finalmente, o verdadeiro sucessor do anterior Smart ForTwo, o novo ForTwo com a caixa Twinamic. Face ao anteriormente ensaiado Smart ForFour, o ForTwo revela-se como um veículo mais agradável para conduzir nos centros urbanos, devido às suas dimensões mais compactas. Desenvolvido em conjunto com o ForFour e Twingo da Renault, não é de estranhar que exista um total de 70% dos componentes partilhados com o modelo da Renault, mas isso não retira o brilho que o novo ForTwo tem, e que continua a cativar cada vez mais clientes.
Curiosamente, o novo ForTwo trouxe uma importante novidade, um dos maiores desejos de inúmeros proprietários dos anteriores ForTwo, uma caixa de velocidades manual, que transformou por completo a experiência de condução do mesmo. Contúdo, existem alguns clientes que desejavam manter a facilidade de condução permitida pela caixa automática, mesmo que isso implicasse todas as falhas apresentadas pela mesma.
Foi a pensar nestes casos que a Daimler acabou por desenvolver uma caixa automática Twinamic, um opcional vendido em conjunto com o alarme e que tem um custo de mil euros. Esta caixa, de seis velocidades e dupla embraiagem, é baseada na EDC da Renault, mas foi fortemente modificada para poder caber no reduzido espaço do compartimento do motor do Smart.
Com um total de 67kg, ou seja, mais 34Kg que a caixa manual, a Twinamic o conforto perfeito para uma utilização quotidiana na cidade, eliminando de vez aqueles atrasos da anterior caixa robotizada, uma vez que todas as passagens são desempenhadas de forma suave e rápida, inclusive nas reduções. Se desejar uma actuação mais rápida, basta premir um botão colocado ao lado da caixa para activar o modo Sport, que garante uma resposta mais imediata.
Esta caixa permite ainda um funcionamento em modo manual, bastando para tal colocar a manete para a esquerda, ou então usar as patilhas no volante, um opcional incluído no Pack Desportivo (595€), que incluí jantes de 16 polegadas, suspensão rebaixada em 10mm, ponteira de escape cromada e capas de alumínio nos pedais.
Só é pena que a motorização utilizada não ter sido a versão de 90cv, uma vez que o 1.0 de 70cv exige, em algumas situações (como na subida do Monsanto na Autoestrada A5), um trabalhar constante da caixa. De resto, o ForTwo oferece tudo o que encontrámos no ForFour, um interior alegre e moderno, bons materiais e bons acabamentos, bem como muito espaço para os dois ocupantes.
Destaque ainda para o Pack Cool and Media (€620), que incluí o sistema de infoentretenimento composto pelo ecrã táctil, com sistema de navegação da TomTom (com direito a informações em tempo real de trânsito) e o sempre agradável tecto panorâmico com protecção solar (€365). Só é pena que estes extras todos tendem a tornar o Smart testado num automóvel bastante dispendioso.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 151 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 15,1 s |
Potência | 71 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 91 Nm (28500 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,7 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,7 | |
Tracção | Traseira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Automática de seis velocidades | Emissões CO2 | 94 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 2695 / 1893 / 1555 mm | Valor base | €12 750 |
Peso | 935 kg | Valor viatura testada | €16 695 |
Bagageira | 260 litros | I.U.C. | €98.90 |
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