A versão mais desportiva do utilitário da Seat acaba de receber não só as actualizações introduzidas ao modelo base, como outras novidades importantes. Entre as alterações estéticas, o novo Ibiza Cupra recebe novos faróis dianteiros Bi-Xénon com luzes diurnas LED, farolins traseiros LED, novas jantes de liga leve de 17 polegadas, bem como as capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto brilhante e pára-choques traseiro mais envolvente, marcado pelo difusor pintado em preço baço que integra a ponteira de escape central trapezoidal.
No interior as mudanças são ao nível da melhoria dos materiais usados, no novo volante desportivo (oriundo da família Leon), novo painel de instrumentos e novas soluções para sistema de infoentretenimento, com sistema MirrorLink e Seat Full Link com funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto. Em termos dinâmicos, o novo Ibiza Cupra recebe a suspensão selectiva Cupra, que permite, através do botão “Drive Profile Cupra”, ajustar entre um amortecimento confortável e uma firmeza desportiva, sendo também a direcção e o comportamento do diferencial autoblocante electrónico XDS ajustado.
Porém, a grande estrela do novo Ibiza Cupra é a motorização, tendo o anterior 1.4 TSI sido substituído pelo 1.8 TSI de 192cv (tal como no novo Volkswagen Polo GTI), que oferece mais 12cv que a anterior motorização. Embora mais potente e capaz de melhor desempenho (235km/h de velocidade e 6.7s para atingir os 100km/h), esta nova motorização destaca-se também pelo consumo médio de 6.0 litros por cada 100km.