Numa espécie de contra-ciclo ao que tem sido regra em toda a Europa, o novo Governo da Dinamarca ordenou que fossem, não só retirados os apoios para a aquisição de veículos eléctricos, como que a tributação aos mesmos fosse igual à aplicada nos automóveis com motores gasóleo.
Esta medida, que irá contra as iniciativas criadas pelo anterior executivo para melhorar o acesso a formas de mobilidade sustentável, implicará não só o aumento das taxas sobre os veículos eléctricos como a aplicação de um novo imposto de 180% sobre todas as viaturas (independentemente do valor de emissões), o que tornará um atraente Tesla Model S actual, que custa 87 mil euros, num luxo incomportável de 241 mil euros.
Claus Hjort Frederiksen, Ministro das Finanças, anunciou que com estas alterações o Governo Dinamarquês espera assim arrecadar quase 30 mil milhões de coroas dinamarquesas (quatro mil milhões de euros) só em Impostos Automóveis, e uma receita de 450 milhões de coroas (60 milhões de euros) só com o fim dos incentivos para a compra de veículos eléctricos.
Todas estas medidas vão ao encontro da urgência do Governo Dinamarquês em resolver o problema do deficit público, por forma a evitar um possível pedido de resgate como ocorreu em Portugal. Com a implementação destas medidas, que entrarão em vigor já em Janeiro de 2016, o novo Governo já anunciou que não conseguirá cumprir com as ambiciosas metas do país para a redução das emissões de CO2, bem como está impossibilitado de abandonar o uso de combustíveis fósseis até 2050.