Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Protótipo PSA Peugeot Citröen percorre Paris – Bordéus em modo autónomo

Para participar no Intelligent Transport Systems (ITS) World Congress, em Bordéus, de 5 a 9 de Outubro, a PSA Peugeot Citröen apresentou um protótipo autónomo que realizou o trajecto entre as instalações da marca (Paris) e o local da feira (Bordéus), uma distância com 580 quilómetros, em modo totalmente autónomo, tendo a viatura apenas ajustado a sua velocidade e as suas ultrapassagens em função dos outros veículos, dos limites legais e da infraestrutura.

Para tal, foi fundamental a certificação atribuída a quatro dos protótipos autónomos que lhes permite rolar em estrada aberta, estando prevista a autorização para mais quinze unidades a partir de 2016. Além das capacidades de circulação sem intervenção humana, que permitirão diminuir o número de acidentes ligados aos erros humanos e reduzirão a fadiga do condutor em situação de condução monótona, a PSA Peugeot Citröen apresentará no ITS World Congress os novos sistemas de comunicação “Car to Car” e “Car to Infrastructure”, que permitem constituir uma nova fonte de informação, possibilitando conhecer melhor o ambiente que rodeia o veículo, a partir das informações fornecidas pelos outros veículos ou pelas infraestruturas.

Segundo Carlos Tavares, Presidente da Direcção da PSA Peugeot Citroën, “O trajecto realizado hoje pelo nosso protótipo prova que já não estamos na ficção científica em matéria de veículos autónomos. Esta realidade faz-nos entrar numa nova era da mobilidade, que eu prevejo ser apaixonante.”