A smart conquistou recentemente Bronze nos conceituados Prémios Eurobest, na categoria Outdoor para #smarteffect, a campanha que encolheu carros para criar mais espaço na cidade. O Eurobest é um festival europeu de criatividade organizado pela mesma entidade que organiza o Festival de Cannes, premiando todos os anos o que de melhor se faz ao nível de criatividade europeia há mais de 25 anos. Depois de ter decorrido durante 3 anos seguidos em Lisboa (2011-2013), em 2014 em Helsínquia, este ano a escolha foi Antuérpia, na Bélgica.
O #smarteffect nasceu da ideia de proporcionar às pessoas que não têm um smart, a sensação de estacionar um smart. O fortwo é o citadino por excelência, com características únicas e as pessoas sabem disso. Mas uma coisa é saber, outra coisa é experienciar. Foi precisamente a pensar nas pessoas que não conduzem um smart que a marca decidiu encolher carros para ganhar mais espaço na cidade.
Mas afinal o que é o #smarteffect? É uma experiência da smart em Portugal, que decorreu nas ruas de Lisboa, no Príncipe Real e na Rua do Quelhas, onde quem tentava estacionar entre dois carros, via o seu espaço aumentar. Como? Os carros estacionados encolhiam. Para o efeito, foram construídos dois carros especiais que recolhiam no local e em tempo real.
O #smarteffect foi concebido criativamente pela BBDO Portugal, agência de publicidade da smart, e desenvolvido em parceria com a produtora Jack The Maker e a RC Racing. Reveja a campanha através do seguinte vídeo: