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Mclaren termina produção do P1

A McLaren acaba de finalizar a produção do seu superdesportivo e topo de gama McLaren P1, com a produção da unidade 375. Este modelo, que foi produzido na fábrica da marca, em Woking, foi revelado em 2013 no Salão de Genebra, sendo que todas as 375 unidades foram vendidas logo durante o Verão desse ano.

O P1 foi o automóvel mais impressionante que a McLaren produziu, para estrada, até hoje, com uma potência total de 916cv, este era capaz de atingir os 100km/h em apenas 2,6s e os 349km/h de velocidade máxima. Com o final da produção do P1, a McLaren mantém apenas o fabrico da versão de competição, o P1 GTR de 1000cv, que deverá terminar no início do próximo ano.

Contudo, a marca já anunciou estar a desenvolver um sucessor para o P1, embora o seu lançamento só deva ocorrer no final da presente década. Em termos de números, a McLaren revelou que além das 375 unidades produzidas, foram construidos ainda três unidades de pré-produção, 5 protótipos para validação e 13 protótipos experimentais. Cada modelo demorou 800h a ser produzido, tendo estado envolvidas 105 pessoas para a produção de todos os veículos.

Cada veículo levava 5 a 8 litros de tinta, e um total de 8 a 9 litros de verniz, tendo o processo de pintura demorado até 5 dias a finalizar, dependendo da cor escolhida. A cor mais popular foi o Amarelo Vulcânico. Durante o seu desenvolvimento, os protótipos percorreram 620 mil quilómetros, o equivalente a 15,5 voltas ao mundo, tendo os percursos dos testes sido dividido entre 34% nos EUA, 27% na Ásia, 26% na Europa e 13% em África e Médio Oriente.

P1 Test