A Porsche confirmou o início de produção do Mission E, o protótipo de veículo elétrico revelado durante o Salão Automóvel de Frankfurt. Este novo modelo, que terá certamente uma nova designação, só deverá estar à venda no final da década, e terá como alvo não só o Tesla Model S como possíveis modelos lançados por outros fabricantes. Este projecto vai ao encontro da nova orientação do Grupo Volkswagen, que pretende investir no desenvolvimento de veículos eléctricos e híbridos Plug-In, estando previsto um investimento de cerca de mil milhões de euros.
Desse valor, 700 milhões serão aplicados na fábrica onde será produzido, que irá requerer uma nova linha de montagem, novo departamento para o fabrico de carroçarias, produção de motores eléctricos e nova secção de pintura. O Centro de Desenvolvimento de Weissach será igualmente contemplado neste plano de investimento, estando prevista a criação de mais de mil novos postos de trabalho, envolvidos directa e indirectamente com o desenvolvimento e produção deste modelo.
O Mission E será o primeiro Porsche totalmente elétcrico, utilizando uma carroçaria de quatro lugares com quatro portas, que utilizará um sistema herdado não só do brilhante 919 Hybrid que conquistou o mundial de resistência FIA WEC, bem como de baterias de alta densidade e materiais leves aplicados no 918 Spyder. Segundo divulgações da marca na altura da sua revelação, o Mission E utilizará dois motores eléctricos, colocados em cada eixo, que debitarão uma potência total de 600cv, o suficiente para permitir uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,5s.
O protótipo pesa cerca de duas toneladas, sendo espectável que esse valor venha a diminuir, graças ao recurso de materiais leves na sua construção. As baterias, arrefecidas a água, serão colocadas no piso da carroçaria, à semelhança do 918 Spyder (e do rival Tesla Model S), permitindo assim reduzir o centro de gravidade, melhorando ao mesmo tempo o comportamento dinâmico, que já de si deverá ser brilhante, uma vez que será usada uma nova plataforma, específica para modelos eléctricos, composta por elementos em alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono reforçada com plástico.