Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mazda MX-5 conquista o troféu de Carro do Ano 2015-16 no Japão

O novo Mazda Roadster, nome por que o MX-5 é conhecido no Japão, é o “Carro do Ano 2015-16” no Japão. É a segunda vez que este icónico modelo conquista o mais prestigiante prémio automóvel do seu país de origem, depois da geração anterior o ter feito em 2005-06. O novo MX-5 é, ainda, o terceiro Mazda da actual geração de modelos a chamar a si, nos últimos quatro anos, o ceptro de “Carro do Ano” no Japão, depois do Mazda CX-5 (2012-13) e do Mazda2 (2014-15).

Entre outros elementos, o júri elogiou a paixão e o detalhe empregues na concepção do novo MX-5, bem como o compromisso inabalável da Mazda para com este modelo desportivo, que alia baixo peso e prazer de condução, num processo que agora se estende por 26 anos desde o lançamento do modelo original. A quarta geração do MX-5 integra a Tecnologia SKYACTIV e uma deslumbrante interpretação do design KODO – A Alma do Movimento, mantendo-se fantástico em termos de condução.

A Mazda manteve-se fiel ao conceito Jinba Ittai (“cavaleiro e cavalo como um só”) neste modelo de motor dianteiro e tracção às rodas traseiras, agora com um mais baixo centro de gravidade, uma posição de condução optimizada e uma redução de peso na ordem dos 100 kg, em comparação com a sua anterior geração. A potência é obtida a partir de dois blocos a gasolina, o SKYACTIV-G 1.5 de elevada rotação e o SKYACTIV-G 2.0 mais potente, associados a uma transmissão SKYACTIV-MT manual de seis velocidades, leve e pura.

Para este galardão concorriam todos os automóveis de passageiros com expectativas de vendas anuais de pelo menos 500 unidades, anunciados ou lançados no Japão entre os dias 1 de Outubro de 2014 e 31 de Outubro de 2015. O novo MX-5 é o sexto modelo Mazda a conquistar o troféu de “Carro do Ano” no Japão desde que o concurso arrancou em 1980.
“Este resultado é possível graças ao apoio entusiástico de todos e estamos gratos e orgulhosos que o nosso roadster tenha obtido este prémio tão prestigiante,” comentou Masamichi Kogai, Presidente e CEO da Mazda Motor Corporation. “Inspirados por esta conquista, vamos continuar a construir automóveis que garantam prazer de condução, com o objetivo de nos tornarmos na ‘opção única’ para os nossos clientes, fazendo com que nos escolham uma e outra vez.”

Gustavo Dias