Apesar da crise das motorizações diesel, as marcas do Grupo Volkswagen, que são representadas em Portugal pela SIVA – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis S.A. – registaram um crescimento no número de vendas, que permitiu assegurar ao grupo a liderança de mercado de ligeiros de passageiros durante o ano de 2015, com 15,0% de quota neste segmento de mercado. Com um total de 31.435 unidades vendidas, (dos quais 29.477 foram veículos ligeiros de passageiros), isto corresponde a um aumento de 19,2% face ao ano anterior.
A Volkswagen, a marca mais afectada pela crise, conseguiu crescer 21,8%, terminando o ano com uma quota de mercado de 9,5%, com um total de 16.900 unidades vendidas, sendo grande parte destas constituídas pela família Golf e Passat, ambos líderes do segmento no qual se inserem. Também a Skoda registou um forte crescimento, tendo as 3.112 unidades vendidas representado um crescimento de 29,7% face a 2014. Para este resultado contribuiu o lançamento do Fábia, em Abril passado, com 1408 unidades, a gama Octavia com 982 unidades e a gama Rapid, com 387 unidades.
Em termos de Audi, esta registou um novo recorde de vendas em Portugal, com um total de 9453 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 18,8% face a 2014. Para este resultado contribuiriam as renovações das gamas A1 e Q3, o lançamento dos novos Q7 e A4, bem como a continuidade da excelente aceitação dos modelos A3, A5 e A6.
Em termos de veículos comerciais, a Volkswagen Veículos Comerciais aumentou 4% face ao ano anterior, resultado que lhe permite manter a quarta posição no mercado nacional, fruto do sucesso comercial do Amarok, a Pick-Up de cabine dupla mais vendida em Portugal. Já as marcas de luxo representadas pelo grupo registaram 8 unidades vendidas da Bentley e 4 Lamborghini durante 2015.