Fazer uma volta ao mundo a conduzir não é desafio pequeno. Fazê-lo num Ford Modelo T com 100 anos é um desafio impressionante, mas isso é exactamente o que os holandeses Dirk e Trudy Regter estão a tentar fazer. Os Regters começaram a sua épica viagem no verão de 2012. A equipa de marido e mulher percorreram 22.000 quilómetros em 180 dias durante a primeira etapa da viagem que os levou desde a sua casa na localidade holandesa de Edam à Cidade do Cabo, na África do Sul.
Em 2013, o casal cruzou os Estado Unidos e o Canadá, percorrendo 22 estados e 28.000 quilómetros durante 180 dias. Em 2014 cobriram outros 26.000 quilómetros através da América do Sul em mais 180 dias. Até à data, o intrépido casal já percorreu cerca de 80.000 quilómetros visitando e apoiando vários projectos desenvolvidos pela organização internacional de apoio às crianças SOS – Children’s Villages.
Durante 2016 e 2017 planeiam continuar a sua viagem através da Nova Zelândia, Austrália, Indonésia e Índia, atravessando os Himalaias até à China, através da Mongólia e regressar à Holanda pela Europa Central.
Ford T – O carro que conquistou o mundo
Viajar por todo o mundo num Ford T de 100 anos requer uma séria dedicação, mas este modelo ‘vintage’ é muito robuso e o seu design simples torna fácil repará-lo e assisti-lo. Dirk e Trudy Regter, ambos reformados, são proprietários do seu Ford Modelo T de 1915 desde 1997. Anteriormente Dirk possuiu um Ford T de 1923 e um Ford A de 1928. A sua paixão pelos Ford ‘vintage’ herdou-a do seu pai e do seu avô.
A Ford produziu 15.000.000 do Modelo T entre 1908 e 1927. A produção iniciou-se nos Estados Unidos mas rapidamente se expandiu por todo o mundo, incluindo as fábricas de montagem na Alemanha, Dinamarca, Espanha, Irlanda, e Reino Unido. O Ford Modelo T ajudou a por o mundo sobre rodas e deve o seu apelo massivo ao facto de ser acessível, fiável e fácil de manter com peças estandardizadas e intermutáveis.
“Em África tivemos de soldar uma roda dianteira partida no ferreiro local,” disse Dirk. “Sou bastante prático e uma chave de fendas, um martelo, fita adesiva, braçadeiras e esticadores podem levar-nos longe”. O Modelo T dos Regters conta com um motor a gasolina de 3.0 litros e mantém as mesmas especificações de quando saiu da fábrica em 1915, excepto os pneus que são mais largos nas rodas de madeira raiadas, tornando o rolamento mais suave e mais suportável nos longos percursos.
Um jogo de pneus dura cerca de 15.000 quilómetros em estradas normais, mas muito menos em alguns dos caminhos irregulares não pavimentados que os Regters percorreram em regiões como África e América do Sul. “Na fronteira da África do Sul com o Botswana conhecemos um agricultor que tinha um Ford T antigo num barracão e ofereceu-nos a roda suplente para nos ajudar no nosso caminho,” contou Dirk.