A Audi regressou às vitórias (a Audi foi desclassificada em Silverstone) com a conquista das 6h do mítico traçado Belga, Spa-Francorchamps, com o carro número 18, numa prova que é considerada por muitos como o derradeiro treino para as 24h de Le Mans. O Audi R18 e-tron quattro conduzido por Oliver Jarvis, Lucas Di Grassi e Loic Duval terminou à frente do Porsche 919 Hybrid número 2 (de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb), numa prova marcada por um vasto conjunto de incidentes.
Com a Porsche a dominar o arranque, com os carros número 1 e 2, seguidos do Toyota TS050 Hybrid número 6, a equipa Audi optou pela utilização da configuração aerodinâmica preparada para Le Mans, razão pelo qual os dois Audi estavam a obter tempos por volta inferiores aos rivais da Porsche e Toyota. Apesar de um início forte, o sistema híbrido do Porsche número 2 obrigou-o a abrandar o ritmo, deixando-se ser ultrapassado pelos restantes.
Ao final da primeira hora, o Toyota número 5 tornou-se líder da prova, chegando a liderar com mais de um minuto face ao segundo classificado, tendo essa liderança durado até à quarta hora da prova. Este modelo, infelizmente, teve um problema com o motor de combustão durante a quinta hora da prova, tendo Sébastien Buemi conseguido completar uma volta utilizando apenas o motor eléctrico, um feito inédito na história do campeonato do mundo de resistência da FIA.
Registo ainda para um grande acidente, a menos de uma hora do final, com o Ford GT número 66 de Stefan Mucke a embater na icónica curva da “Eau Rouge”, depois de um rebentamento de um pneu, tendo sido levado para o hospital. Com tantos incidentes com os modelos LPM1 de fábrica, quem aproveitou foram os LMP1 de privados, tendo o Rebellion R-One da equipa ERA terminado a prova na terceira posição, seguido do seu companheiro de equipa em quarta posição, tendo este ficado à frente do segundo Audi, o R18 número 7.
Na categoria LMP2, vitória para o Alpine A460, com motor Nissan, que teve que lutar numa hora final, onde quatro modelos da mesma categoria estavam ao alcance uns dos outros. Na categoria GTE Pro, destaque para os Ferrari da AF Corse, com o Ferrari 488 GTE número 71 de Sam Bird e Davide Rigon a conseguirem a vitória, após a desistência do Ferrari número 51, de Gianmaria Bruni e James Calado terem desistido a 5 minutos do fim.
Já na categoria GTE Am, a vitória coube ao Aston Martin Vantage V8 de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, que terminou com uma volta de avanço face ao segundo classificado, o Ferrari 458 Italia da AF Corse, conduzido pelo português Rui Águas, François Perrodo e Emmanuel Collard. A próxima prova serão as 24 Horas de Le Mans, durante o fim de semana de 17 e 18 de Junho.