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Nissan revela identidade do seu Stig

Dizem que, todos os dias, ele come um Micra ao pequeno-almoço. Dizem que a sua cama é um chassis de um GT-R… e que dorme de lado. Tudo o que sabemos é que o seu nome é Paul Eames e que é o piloto de competição “domesticado” da Nissan. Poderá estar a ponderar o porquê desta associação, mas faz todo o sentido, se tivermos em conta que esta revelação calha na altura em que chegou a nova temporada do programa Top Gear da BBC TV.

Paul desempenha um papel chave na equipa encarregue de garantir que cada novo veículo desenvolvido pela Nissan é dinamicamente o mais adequado para as estradas europeias. Sendo um dos apenas quatro condutores especialistas fora do Japão que possuem a mais elevada qualificação de condução da Nissan, Paul efectua inúmeras voltas pelas várias pistas de teste da empresa em todo o mundo.

Com 20 anos de experiência na Nissan, Paul reconhece instintivamente se o chassis de um novo automóvel está optimizado para ter o melhor equilíbrio entre desempenho e conforto dos passageiros. Para além de possuir inquestionáveis capacidades sobre-humanas atrás do volante, possui também o talento de conseguir pensar como o cliente.

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A palavra para Paul: “Com o novo GT-R, que estará disponível para venda neste verão, o objectivo foi torná-lo o mais excitante, aderente e estável possível quando conduzido no limite, pois é isso que o proprietário de um GT-R quer”. Mas as regras são muito diferentes quando se desenvolvem os modelos mais vendidos, tais como os crossovers Nissan Juke ou Qashqai. “Estes automóveis têm de ser o mais ágeis, estáveis e seguros possível mas, ao mesmo tempo, proporcionar conforto e flexibilidade para os compradores”, afirmou Paul, que começou a sua carreira no mundo automóvel em meados dos anos 80 como técnico.

O trabalho de Paul não é apenas retirar milésimos de segundo aos tempos de cada volta… apesar de ser muito bom a fazer isso. Tem mais a ver com reproduzir a forma como os clientes da Nissan irão realmente conduzir os seus automóveis no mundo real. “Conduzo a velocidades diferentes, em diferentes posições na estrada, subindo e descendo bermas, através de trilhos com buracos, em autoestrada e em situações de para/arranca com forte congestionamento de trânsito. Para a Nissan, tem tudo a ver com a qualidade da experiência de condução. Só depois posso realmente avaliar o verdadeiro desempenho dinâmico de um automóvel e garantir que está em condições para ser conduzido por um cliente Nissan”, concluiu.

O trabalho de Paul possui uma enorme complexidade porque a Nissan desenvolve automóveis para mercados por toda a Europa e a superfície das estradas varia em termos de construção, base e qualidade. Em termos dinâmicos, o que funciona num país pode não funcionar noutro. Como resultado, Paul viaja por todo o continente, desde zonas de teste em tempo frio próximo do Círculo Polar Ártico até zonas de teste em tempo quente em Espanha.

Actualmente está a trabalhar em colaboração muito próxima com os engenheiros da Condução Autónoma da Nissan, aperfeiçoando a tecnologia Nissan ProPilot para os clientes europeus. A Nissan está já a estabelecer-se como líder global nesta tecnologia emergente, estando prevista a introdução na produção em série da fase “Piloted Drive 1.0” (condução autónoma em faixa única) no Nissan Qashqai já no próximo ano.

“Condução Autónoma tem a ver com dar mais controlo ao condutor; manter os elementos agradáveis da condução e eliminar algumas das partes menos agradáveis, assim como aumentar a segurança do cliente. Esta tecnologia é muito excitante para mim e para a equipa de engenheiros da Nissan Europa pois estamos na linha da frente de uma enorme mudança na indústria automóvel”, confidenciou o Stig da Nissan.

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