A Volvo irá celebrar este ano o 25º aniversário de um dos seus modelos mais icónicos, o brilhante Volvo 850. Este modelo, resultado do projecto Galaxy, foi o primeiro modelo da marca a utilizar uma solução de tracção dianteira com um motor transversal de cinco cilindros, tendo sido igualmente o primeiro modelo da marca a vir equipado, enquanto opcional, com um sistema de tracção às quatro rodas.
Revelada a 11 de Junho de 1991, a estreia mundial do Volvo 850 GLT decorreu na Stockholm Globe Arena, tendo este modelo sido o resultado directo de um dos maiores investimentos industriais suecos de sempre. Usando o lema “Um automóvel dinâmico com 4 estreias mundiais”, o Volvo 850 destacava-se por incluir o já referido motor transversal de 5 cilindros, sistema integrado de protecção lateral SIPS e cinto de segurança dianteiro auto ajustável.
Apesar do design usado estar associado ao usado na anterior Série 700, o 850 foi desenvolvido integralmente de raiz, resultado do desenvolvimento que provinha de duas equipas distintas (uma sueca e uma holandesa), desde 1978. O primeiro motor a equipar o 850 GLT foi um motor de combustão normal, de 20 válvulas com 170cv, tendo sido apresentado posteriormente motorizações mais potentes, embora só depois do lançamento da carrinha 850, em Fevereiro de 1993.
Esta apresentava algumas características típicas da Volvo, como a traseira com ângulo recto, que permitia maximizar a capacidade de carga da bagageira. Esta solução permitiu assim apresentar um novo design de farolins traseiros, completamente verticais que cobriam o pilar D. Juntamente com a carrinha foram lançadas novas motorizações, mas nenhuma se popularizou tanto quanto a edição limitada (2500 unidades e cor amarela) da Volvo 850 T-5R em 1994, que graças ao recurso à sobrealimentação Turbo, oferecia uma potência de 240cv e 330Nm de binário.
Este modelo vinha equipado com spoilers especiais, tubo de escape de formato quadrado e jantes de 17 polegadas Titan. Esta série esgotou-se em poucas semanas, tendo a Volvo produzido uma série adicional T-5R limitada em preto e outra em verde escuro, ambas também limitadas a 2500 unidades. 1994 foi igualmente o ano que viu a Volvo regressar à competição, com duas carrinhas 850 no BTCC (British Touring Car Championship), que chegou a terminar a época na terceira posição com Rickard Rydell ao volante. A Volvo viu-se obrigada a abandonar a carrinha e optar pela berlina na época seguinte, devido a alterações nas regras da competição.
Apelidado, desde o seu lançamento, como o automóvel mais seguro do mundo, a gama Volvo 850 receberia uma importante inovação, com a introdução dos primeiros airbags laterais do mundo. Em 1996, a gama 850 receberia a versão AWD, com tracção às quatro rodas, estando este sistema associado ao novo motor turbo de 193cv. 1996 foi o ano que assinalou o fim de produção da gama 850, tendo o seu ciclo de vida registado um total de 1,360 milhões de automóveis produzidos.