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Ford anuncia veículos totalmente autónomos para viagens partilhadas em 2021

Aproveitando o investimento em quatro startups para aumentar o desenvolvimento do seu veículo autónomo, e duplicando a sua equipe no Centro de Investigação e Inovação, em Silicon Valley, a Ford anunciou que irá produzir, em grande volume, um veículo totalmente autónomo no nível 4 SAE, para operar comercialmente em 2021 em serviços de viagens partilhadas ou por chamada.

“A próxima década será definida pela automação do automóvel e constatamos que os veículos autónomos têm um impacto na sociedade tão significativo quanto teve há 100 anos a linha de montagem da Ford,” disse Mark Fields, Presidente e CEO da Ford. “Estamos dedicados a colocar nas estradas um veículo autónomo que melhore a segurança e resolva os desafios sociais e ambientais de milhões de pessoas, não apenas daqueles que podem aceder a veículos luxuosos.”

Os veículos autónomos em 2021 são parte integrante da Mobilidade Inteligente da Ford, sendo o modelo totalmente autónomo planeado como sendo um veículo classificado em nível 4 de uma Sociedade de Engenheiros Automóvel, sem volante ou pedais de acelerador e travão. Está a ser especialmente concebido para serviços de mobilidade comercial, como viagens partilhadas ou por chamada e estará disponível em grande volume.

Para o lançamento deste veículo autónomo, a Ford anunciou quatro investimentos e colaborações-chave que permitem expandir a sua forte investigação em algoritmos avançados, mapeamento 3D, sensores LiDAR, de radar e de câmara:

Velodyne: a Ford investiu na Velodyne, a empresa líder em sensores de detecção de luz e alcance (LiDAR) com sede em Silicon Valley. O objectivo é produzir mais rapidamente e em grande volume um sensor LiDAR para aplicação automóvel mais acessível. A Ford tem uma relação de longa data com a Velodyne, e foi dos primeiros construtores a utilizar o sensor LiDAR quer para o mapeamento em alta resolução, quer para a condução autónoma, há mais de 10 anos atrás

SAIPS: a Ford adquiriu a empresa sediada em Israel de visão computacional e máquina de aprendizagem para reforçar a sua competência em inteligência artificial e melhorar a visão computacional. A SAIPS desenvolveu soluções algorítmicas nas áreas de imagem e processamento de vídeo, aprendizagem de máquina, processamento de sinal e classificação. Esta competência irá ajudar a que os veículos autónomos da Ford aprendam e se adaptem ao ambiente em seu redor

Nirenberg Neuroscience LLC: a Ford tem um acordo de licenciamento exclusivo com a Nirenberg Neuroscience, a empresa que criou a visão de máquina, fundada pela neurocientista Dr. Sheila Nirenberg, que decifrou o código neural que o olho usa para transmitir informação visual ao cérebro. Tal permitiu conceber uma potente plataforma de visão de máquina para desempenhar funções de navegação, reconhecimento de objectos, reconhecimento facial e outras funções, com muitas potenciais aplicações. Por exemplo, está já a ser aplicado pela Drª Nirenberg o desenvolvimento de um equipamento para restabelecer a visão de pacientes com doença degenerativa da retina. A parceria da Ford com a Nirenberg Neuroscience permitirá trazer inteligência semelhante à humana para os módulos da máquina de aprendizagem do sistema de condutor virtual dos seus veículos autónomos

Civil Maps: a Ford investiu na Civil Maps, uma empresa com sede em Berkeley, Califórnia, para desenvolver a capacidade de mapeamento em 3D em alta resolução. A Civil Maps foi pioneira numa inovadora técnica de mapeamento 3D que é escalável e mais eficiente que os processos existentes. Isto fornecerá à Ford outra via para desenvolver os mapas em 3D de alta resolução de ambientes para os veículos