Depois do Range Rover Evoque, chegou a vez do Land Rover Discovery Sport ver as suas motorizações actualizadas para a nova geração de motores de quatro cilindros a diesel Ingenium. Estas motorizações passam assim a ser as únicas disponíveis para este modelo, estando disponível nas variantes de 150 e 180 cavalos, podendo vir acompanhados de uma caixa manual de seis velocidades para um sistema de tracção dianteira ou integral, ou automática ZF de 9 velocidades, exclusiva com a tracção integral.
Visualmente as diferenças são imperceptíveis, embora pelas fotografias captadas, este modelo do parque de imprensa da Land Rover Portugal pareça ser muito diferente do Land Rover Discovery Sport testado anteriormente (veja aqui), culpa da escolha de cor da carroçaria, um laranja metalizado designado de Phoenix Orange, em conjunto com o tejadilho panorâmico com acabamentos em preto e vidros traseiros escurecidos.
No interior as diferenças também são mínimas, estando presentes os mesmos bancos em pele que apesar de serem equipamento de série neste nível de equipamento, oferecem um excelente conforto, sendo o seu ajuste totalmente eléctrico. Atrás destaca-se o espaço oferecido a todos os ocupantes, existindo ainda a possibilidade de se optar pela instalação de dois lugares adicionais numa terceira fila de bancos (extra de 1371 euros), tornando este Discovery Sport mais atraente em termos de versatilidade e de fiscalidade (desde que opte pela versão 4×2).
Igualmente presente continua a sistema de infoentretenimento InControl Touch, composto por um ecrã táctil de oito polegadas com um grafismo ligeiramente redesenhado, que se demonstra como fundamental para tirar partido do excepcional sistema Terrain Response para umas aventuras fora de estrada. Este sistema encontra-se acompanhado de um competente sistema de som Meridian de 380 watts de potência, composto por 10 altifalantes e um subwoofer.
No que toca à motorização, este Discovery Sport abandonou de vez o 2.2 turbodiesel de origem PSA, que durante anos equipou modelos Jaguar e Land Rover, passando a existir em exclusivo os novos motores de quatro cilindros Ingenium. Esta versão de 180 cavalos de potência destaca-se por ser significativamente mais económica (logo menos poluentes e com menor carga fiscal), ao mesmo tempo que oferece um funcionamento mais refinado, com menos vibrações e ruído gerado.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em Linha | Velocidade Máxima | 188 km/h |
Capacidade | 1999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,9 s |
Potência | 180 cv (4000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 430 Nm (1750 rpm) | Cidade (anunciado) | 6,3 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,7 | |
Tracção | Integral | Média (anunciada) | 5,3 |
Caixa | Automática de nove velocidades | Emissões Co2 | 139 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4599 / 1724 / 2069 mm | Valor base | €53 362 |
Peso | 1785 Kg | Valor viatura testada | €73 852 |
Bagageira | 541 – 1698 litros | I.U.C. | €250.61 |