Apesar de, durante o lançamento, ter sido lançada uma versão AMG, o Mercedes-AMG E43 de 401 cavalos, o Classe C acaba de receber as versões AMG “a sério”, com a chegada do E63 e E63 S. Equipados com um poderoso 4.0 V8 BiTurbo, estes modelos terão ao seu dispor uma potência de 571 cavalos e 750 Nm de binário na versão E63, e 612 cavalos e 850 Nm de binário na versão E63 S.
Para garantir o máximo de desempenho, ambas as versões estarão equipadas sempre com o sistema de tracção integral permanente AMG Performance 4MATIC+, com distribuição de binário variável em ambas as versões, e com modo “drift” para a versão mais potente. Este sistema estará associado à nova caixa AMG Speedshift MCT de nove velocidades de dupla embraiagem, que permitirá ao Mercedes-AMG E63 atingir os 100 km/h em apenas 3,5 segundos, ou 3,4 segundos na versão E63 S.
A velocidade máxima estará limitada, em ambos os modelos, nos 250 km/h, embora seja possível alterar este valor para os 300 km/h através da aquisição do AMG Drivers Package. Em termos de consumo, graças ao recurso do AMG Cylinder Management, que permite desactivar metade dos cilindros, quando a viatura circula em modo Comfort a velocidade constante e com o motor entre as 1000 e 3250 rpm, para permitir significativamente o consumo (8,9 l/100km anunciados), bem como as emissões (203 g/km de CO2).
Visualmente este modelo distingue-se pela frente mais expressiva, com o capot a revelar dois veios, como acontece com os modelos coupé da marca, pelo difusor traseiro com as duas saídas duplas de escape, spoiler discreto na tampa da mala e os painéis laterais a oferecem mais 17 mm de largura, aumento que é aproveitado pelas enormes jantes de 19 polegadas, equipadas com pneus 265/35 ZR à frente e 295/30 ZR, ou de 20 polegadas no caso do E63 S, embora os pneus utilizem as mesmas medidas.