A Seat, para comprovar a fiabilidade do seu primeiro SUV Ateca, levou um total de 50 engenheiros com 40 viaturas para um total de 80 testes que irão cobrir 25.000 quilómetros, durante três semanas, na zona desértica do Sul de Espanha, local onde as temperaturas chegam a atingir os 45ºC à sombra. Esta foi a forma encontrada pela Seat de comprovar, através de uma espécie de treino extremamente exigente, sobre a fiabilidade do mesmo.
Entre os testes realizados encontram-se testes de tracção e de descida, onde serão executados testes em locais com declives de 35%, testes de reboque, teste Klapper onde as mais de 3000 peças usadas no veículo estão isentas de folgas e ruídos parasitas, teste de resistência ao pó para medir a resistência do filtro de ar à poeira no ar da admissão e teste de gravilha, onde todas as viaturas terão que percorrer um percurso de gravilha durante 3000 quilómetros, avaliando de seguida o impacto de objectos nas zonas de projecção, como interior dos guarda lamas, áreas inferiores da carroçaria e superfícies interiores e externas dos pára-choques.
Com cerca de um mês de provas e mais de 80 verificações realizadas, todas as viaturas usadas foram testadas em todas as suas possíveis configurações para que nada ficasse ao acaso. A próxima etapa de testes que a Seat deseja comprovar a fiabilidade do Ateca serão os testes de Inverno.