A CFM International, uma joint venture entre a GE e a Safran Aircraft Engines, vai iniciar o programa de testes do novo tipo de reactores, estilo aberto, em conjunto com a Airbus, que promete reduzir o consumo de combustível e de emissões de CO2 em 20% face aos reactores de última geração.
Estes reactores de estrutura aberta não são propriamente uma novidade, sendo uma evolução dos reactores do tipo propfan, que por não utilizarem uma estrutura fechada, permitem a utilização de pás maiores, o que os torna mais eficientes.
Esta tecnologia, que está a ser desenvolvida desde 2017, pode utilizar até dois eixos de pás com rotações inversas, como acontece no bombardeiro russo Tupolev TU-95 “Bear”, mas o protótipo que a CFM irá utilizar para os testes, utiliza apenas um eixo de pás, mas recorre a um conjunto de pás direccionais fixas, como forma de melhor direccionar o fluxo, reduzindo o consumo e o ruído gerado pelas pás.
A Airbus irá utilizar um A380 para a realização dos testes do protótipo deste novo reactor, que faz parte do programa RISE (Revolutionary Innovation for Sustainable Engine). Os voos de teste só deverão ser realizados na segunda metade da presente década, após todas as tecnologias implementadas serem validadas pelas entidades aeronáuticas, sendo provável que este possa começar a ser aplicado em aeronaves agendadas para a próxima década.