Novo Opel Insignia estreia sistema de tracção integral com vectorização de binário
Segundo os responsáveis da Opel, o novo Insignia Grand Sport irá oferecer o excelente comportamento dinâmico habitualmente associado aos modelos de marcas premium, graças à estreia de elementos como a nova transmissão automática de oito velocidades, que virá acompanhada com um sistema de tracção integral que possui um sofisticado sistema de vectorização de binário.
“O nosso novo Insignia estabelece novos referenciais neste segmento de mercado”, defende William F. Bertagni, Vice-presidente de Engenharia de Veículos. “A vectorização de binário é uma forma extremamente avançada de transmitir potência às rodas. O Insignia com este sistema, e tracção integral, alinha pelo que de melhor se faz actualmente em toda a indústria em matéria de comportamento dinâmico”.
Embora a utilização de um sistema de tracção às quatro rodas com vectorização de binário sejam considerados como as melhores opções quando se trata de colocar toda a potência no chão (independentemente das condições do piso), o peso e a complexidade de todos estes sistemas acabam por prejudicar o desempenho geral da viatura, razão pelo qual os engenheiros da Opel escolheram um sistema de tracção 4×4 de tipo Twinster, cuja ponte traseira recorre a embraiagem dupla, sem diferencial.
A aplicação do sistema de vectorização de binário é excelentes, não só para o comportamento dinâmico do novo Insignia, como para segurança do mesmo, uma vez que permite manter um controlo efectivo sobre a distribuição de binário (potência do motor) de acordo com a posição do acelerador, com o ângulo de direcção e com a aderência das rodas. Esse facto permite prevenir mais eficazmente movimentos exagerados de rotação do veículo no eixo vertical, sem prejudicar (significativamente) a velocidade.
Esta solução de distribuição de binário, também conhecida por “redutor de rotação do veículo”, resulta num comportamento neutro do automóvel, tornando-o mais estável, ágil e fácil de controlar. No novo Insignia, os condutores podem seleccionar dois níveis de intervenção do sistema, modificando o efeito de redução de rotação: um efeito maior, no modo “Tour”, ou um efeito menor, no modo “Sport”, sendo este último modo o ideal para quem pretenda um comportamento mais desportivo.