Embora estejam a crescer como nunca na Suécia, com mais de 372 mil veículos vendidos (crescimento de 8%), a Volvo Cars perdeu a liderança nas vendas no seu país natal para um rival inesperado, o Volkswagen Golf. A última vez que ocorreu foi em 1962, com o Volkswagen Bettle. No total, 5,9% do total de viaturas novas vendidas corresponderam ao best-seller do grupo alemão, tendo ficado ligeiramente à frente dos restantes modelos mais vendidos, os Volvo V70, S90 e V90, que obtiveram 5,7%.
Porém, embora o VW Golf tenha sido o carro mais vendido, no global a Volvo continua a liderar enquanto marca mais vendida na Suécia, ao conquistar 21,5% de quota de mercado, o que corresponde a um em cada cinco carros vendidos, tendo a Volkswagen obtido apenas 15,7%. Esta perda de liderança poderá estar relacionada com o fim de produção da Volvo V70, que foi o modelo mais vendido nas últimas duas décadas, visto que o modelo que a veio substituir (a nova V90) só agora começou a ser produzida, e ainda em quantidades limitadas face à elevada procura.