Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz revela carrinha Classe E 63 S AMG com 612 cv

Depois de revelada a Limousine, chegou a vez da Mercedes-Benz revelar a versão Station do alucinante Classe E 63 AMG. Disponível em duas variantes distintas, a E 63 4MATIC+ e E 63 S 4MATIC+, ambas partilham entre si os elementos visuais diferenciadores, como os pára-choques desportivos com entradas de ar maiores, maior largura em 27 mm, difusor traseiro que alberga as duas duplas ponteiras e escape em cromado, e a inclusão de diversos elementos aerodinâmicos adicionais.

Naturalmente que estas alterações tiveram sempre em conta a funcionalidade da carrinha, que mantém as características da Classe E Station, como a impressionante capacidade da bagageira de 640 litros, expansível a 670 litros através do sistema que ajusta os bancos traseiros em 10 graus, ou 1820 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros, que utilizam as proporções de 40:20:40, sendo todo este processo realizado de forma eléctrica.

Mercedes-AMG E 63 4MATIC+ T-Modell und E 63 S 4MATIC+ T-Modell; S 213, 2016

Por se tratar de um modelo AMG puro, poderá esperar encontrar um volante desportivo AMG revestido em pele (com marca em cinza no centro da secção superior na versão S), bancos desportivos com apoio lateral reforçado, entre os habituais instrumentos analógicos com visual em fibra de carbono, ou sistema de dois monitores como equipamento de série para a versão S, dispondo esta de uma de três configurações possíveis e exclusivas AMG: Classic, Sport e Progressive.

Se optar pela habitual edição de lançamento “Edition 1”, que tem a duração de um ano após o lançamento do modelo, a E 63 S 4MATIC+ Station estará disponível com a pintura Designo Selenite Grey Magno, ou a opcional Designo Night Black Magno e o Pack AMG Night. Esta versão incluí ainda jantes AMG de 20 polegadas de 7 raios duplos em preto fosto e acabamento de alto brilho, bancos desportivos AMG em pele preta com pespontos em amarelo, bem como diversos outros elementos em amarelo na consola central, tablier e painéis das portas, volante revestido em microfibra e inúmeros elementos em fibra de carbono.

Mecanicamente esta carrinha diferencia-se pela utilização do inovador sistema de tracção integral AMG Performance 4MATIC+, que distribui de forma totalmente variável a tracção entre os eixos, acompanhado de um diferencial mecânico com autoblocante no eixo traseiro (eléctrico na versão S) e nova caixa AMG SpeedShift MCT de dupla embraiagem com 9 velocidades, que foi devidamente optimizada para tirar partido da elevada potência e binário disponibilizada pelo motor.

A suspensão também recebeu melhorias, garantindo maior agilidade e realização de curvas a alta velocidade, graças ao recurso de uma nova suspensão AMG com três câmaras pneumáticas, que poderá ser regulado em três níveis (Comfort, Sport e Sport Plus), que permite garantir o conforto necessário para quando viaja com a família, ou maior eficácia e dinamismo quando estiver sozinho, ou em pista (sim, é possível).

Em termos de travagem, a AMG adoptou pelo uso de discos perfurados e ventilados de 360 x 36 mm para o eixo dianteiro com pinças fixas de seis êmbolos e discos de 360 x 24 mm com pinças flutuantes e um êmbolo no eixo traseiro. Na versão S encontrará uma solução similar, embora com discos maiores de 390 x 36 mm, ou como opcional, discos Carbono-Cerâmica AMG com 402 x 39mm à frente e 360 x 32 mm atrás.

Mecânicamente esta carrinha mantém o recurso ao conhecido bloco 4.0 V8 biturbo, originalmente desenvolvido para o desportivo AMG GT, que passou a ser incluído em todas as motorizações de designação “63” da marca. Para esta carrinha, a AMG aplicou uma versão de 571 cavalos e 750 Nm de binário para a versão E 63 4MATIC+ Station, e 612 cv e 850 Nm de binário para a versão E 63 S 4MATIC+ Station. Em termos de poder de aceleração, a versão mais “civilizada” demora 3,6 segundos para atingir os 100 km/h, estando este tempo reduzido para 3,5 segundos caso prefira a versão de 612 cavalos. A apresentação mundial destes dois modelos decorrerá em Março, no Salão de Genebra, com as encomendas a começar em Abril, e chegada das primeiras unidades para Junho.

Mercedes-AMG E 63 4MATIC+ T-Modell und E 63 S 4MATIC+ T-Modell; S 213, 2016