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Conheça o novo Porsche Panamera Sport Turismo

Depois de terem tido a coragem de criar uma berlina de cinco portas, a Porsche surpreende o mercado ao lançar a sua primeira carrinha, o novo Panamera Sport Turismo. Este modelo, que será apresentado durante o Salão de Genebra, destaca-se por utilizar as principais motorizações presentes na nova geração da berlina Panamera, adicionando-lhe versatilidade, graças ao novo formato.

Recorrendo a um amplo portão traseiro com um baixo acesso ao compartimento da bagageira, o novo Panamera Sport Turismo oferece a versatilidade de uma carrinha, ao garantir uma capacidade de carga de 520 litros, expansível a 1390 litros. Esta poderá receber um sistema de gestão que permite integrar duas calhas no fundo do compartimento, quatro pontos de fixação e uma rede que permitirá separar o compartimento da bagageira do habitáculo. Poderá ainda acrescentar (opcionalmente) uma tomada de 230 volts.

Panamera Turbo Sport Turismo

Para tal foi fundamental redesenhar o chassis a partir dos pilares B, estando disponível portas traseiras mais largas, uma maior superfície vidrada e um tejadilho que desce de forma menos dramática que a superfície vidrada, criando assim uma transição perfeita dos flancos, permitindo ao Panamera Sport Turismo manter a forma típica de um coupé.

No total, o novo Panamera Sport Turismo passa assim a dispor de 5049 mm de comprimento, 1428 mm de altura e 1937 mm de largura, medidas essas que permitem manter a silhueta dinâmica Porsche. Apesar das alteração no desenho da traseira, este modelo mantém o característico spoiler, desta vez associado ao tejadilho, sendo o primeiro do género no segmento.

Panamera Turbo Sport Turismo

Em situação normal, este encontra-se retraído, num ângulo de sete graus negativos, contribuindo assim para diminuir o arrasto aerodinâmico, permitindo assim optimizar os consumos. Sempre que atingir uma velocidade superior a 170 km/h, este irá desloca-se para a posição de alto desempenho, garantindo assim uma força descendente de até 50 kg no eixo traseiro.

Caso utilize um modo de condução Sport ou Sport Plus, o aileron move-se automaticamente para a posição de desempenho sempre que superar os 90 km/h de velocidade, sendo que este assumirá um ângulo de 26º se o tejadilho panorâmico estiver aberto, contribuindo assim de forma significativa para reduzir os ruídos aerodinâmicos.

Interieur Panamera Turbo Sport Turismo

Estas alterações estruturais permitiram criar uma nova disposição nos lugares traseiros, sendo agora possível acomodar três ocupantes, numa configuração que a Porsche classifica como sendo 2+1. Esta designação deve-se ao facto do lugar central traseiro não ser o recomendável para viagens longas, sendo possível optar por uma configuração que incluí a utilização de dois lugares traseiros individuais com regulação eléctrica.

À frente poderá contar com todas as soluções recentemente apresentadas com a nova berlina Panamera, como a utilização do novo painel de instrumentos Porsche Advanced Cockpit, que dispõe de um conta-rotações analógico ao centro, e o novo ecrã táctil de 12 polegadas para o sistema de infoentretneimento, estando este acompanhado do sistema Direct Touch Control, composto por um painel com teclas sensíveis ao toque a imitar vidro, que permite aceder às funções mais importantes.

Interieur Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo

Em termos de motorizações, este modelo está equipado com a motorização 3.0 V6 biturbo de 330 cavalos para a versão Panamera 4 Sport Turismo, 2.9 V6 Biturbo de 440 cv para a versão Panamera 4S Sport Turismo, 4.0 V8 biturbo diesel com 422 cv para a versão Panamera 4S Diesel Sport Turismo e 4.0 biturbo de 550 cv para a versão Panamera Turbo Sport Turismo. O sistema de tracção às quatro rodas é de série em todas as versões, bem como a suspensão pneumática adaptativa em todas as versões “S”, tendo esta três níveis de regulação.

Embora o lançamento destes modelos no mercado europeu esteja agendado para 7 de Outubro (restantes mercados em Novembro), a Porsche já revelou preços, como os €118.746 para a versão de entrada, €142.912 para o Panamera 4S Sport Turismo, €165.542 para o Panamera 4S Diesel Sport Turismo e €195.324 para o Panamera Turbo Sport Turismo.

Igualmente presente estará uma versão híbrida logo durante o início de comercialização deste novo modelo. Designado de Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, este modelo distingue-se das restnates pelas ligeiras alterações no interior, como a redução na capacidade de arrumação da bagageira, que desce dos 520 litros para os 425 litros, expansível até 1295 litros rebatendo as costas dos bancos traseiros (repartidos em 40:20:40).

Este modelo destaca-se por usar uma motorização V6 biturbo de 2,9 litros de capacidade que debita 330 cavalos de potência, ao qual se junta um eficaz motor eléctrico de 100 kW de potência (136 cv), gerando assim uma potência combinada de 462 cv e 700 Nm de binário, disponível logo a baixos regimes.

Graças ao recurso a uma bateria de 14 kWh, é possível circular em modo totalmente eléctrico, ou se desejar explorar todo o potencial desta motorização, poderá atingir uma velocidade máxima de 275 km/h, bem como atingir os 100 km/h em apenas 4,6 segundos, ao mesmo tempo que consegue garantir um consumo combinado de 2,5 l/100 km, o que corresponde a apenas 56 g/km de emissões de CO2. Este modelo será lançado em conjunto com as restantes versões, a 7 de Outubro, com um preço de €120.932.