Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Renault Mégane Sports Tourer dCi 130 GT Line – O regresso do líder

O Renault Mégane é um daqueles modelos que, por mais voltas que os rivais tentem, não o conseguem retirar do topo das preferências dos portugueses. Se não acredita, então como explicar o domínio do Segmento C, sem contar com aquele que é o formato mais procurado da gama (vale 62% da gama Mégane), a carrinha, que só chegou ao mercado no final de 2016.

Desenvolvida em conjunto com a berlina, a Mégane Sports Tourer é considerada pela casa mãe como a carrinha dos “portugueses”, pelo simples facto do desenho final resultar do “input” dado pelos concessionários nacionais da rede oficial da Renault, tendo em conta as preferências dos condutores portugueses. O resultado é uma carrinha que consegue ser brilhante, não só no aspecto visual como dinâmico e versatilidade.

Já tinha tido a oportunidade de experimentar a nova Mégane Sports Tourer durante a apresentação nacional na belíssima ilha da Madeira, onde foi possível comprovar as suas qualidades durante os percursos realizados pelas estradas da Serra e nas vias rápidas junto ao Funchal, mas só agora, de volta ao continente, foi possível comprovar as qualidades desta carrinha numa utilização quotidiana, onde esta será, indiscutivelmente, mais utilizada.

E foi neste ambiente que surgiram as primeiras dúvidas, especialmente nesta versão GT Line, que conta com a presença dos para-choques desportivos e das jantes de liga leve de 18 polegadas, visto que estas soluções, por muito elegantes e apelativas que o sejam, tendem a ser um autêntico íman para os rebordos dos passeios lisboetas. Os cuidados tiveram que ser triplicados, especialmente a estacionar, para evitar danos nestes dois elementos.

De resto, tudo funcionou de forma exemplar, sendo o chassis estranhamente confortável para uma suspensão que é, à partida, desportiva, e com jantes com esta dimensão e pneus com tão baixo perfil. De referir que a motorização utilizada foi o conhecido bloco 1.6 dCi a gasóleo de 130 cavalos de potência, estando este associado a uma caixa manual de seis velocidades, tendo resultado num ensaio marcado por baixos consumos, quando aplicado algum cuidado no doseamento do pedal do acelerador. No entanto, se está à espera de conseguir os resultados anunciados pelo fabricante, esqueça-os, são impossíveis de igualar.

O recurso à plataforma CMF C/D, oriunda da Aliança Renault Nissan, igualmente utilizada em modelos como a Espace e Talisman, garante à Mégane Sports Tourer um comportamento brilhante, mesmo não tendo sido usado o sistema 4Control de quatro rodas direcionais, apenas disponível nos modelos (verdadeiramente) GT. Ainda assim, sempre que desejar desfrutar um pouco mais deste chassis, que acaba por ser mais equilibrado que a berlina, será positivamente surpreendido pelo resultado.

Em termos de dimensões, esta nova carrinha é ligeiramente maior, com mais 45 mm de comprimento, com mais 9 mm na distância entre eixos e com a distância entre vias significativamente maior (45 mm à frente e 39 mm atrás). Estes aumentos de dimensões permitiram aumentar igualmente a bagageira, que passa agora a dispor de 580 litros de capacidade, expansíveis a 1695 litros com os bancos traseiros rebatidos (proporção 40:60).

No interior, destaque para as autênticas baquets desportivas utilizadas nesta versão GT Line, ao qual se juntam diversos detalhes exclusivos desta versão, que permitem tornar todo o ambiente mais desportivo, como o volante, forras das portas e punho da alavanca da caixa de velocidades forrado em pele com pospontos em azul. A qualidade dos materiais e da construção aumentou significativamente face à anterior geração, embora ainda existam elementos que revelam estar abaixo do oferecido por outras marcas rivais, como a Volkswagen, Opel ou Peugeot.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima198 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)10,6 s
Potência130 cv (4000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário320 Nm (1750 rpm)Urbano (anunciado)4,7
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)3,6
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)4,0
CaixaManual de seis velocidadesEmissões CO2105 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4626 / 1814 / 1457 mmValor base€30 150
Peso1394 kgValor viatura testada€34 650
Bagageira580 / 1695 litrosI.U.C.€143.17