Revelado enquanto modelo que inaugura a segunda geração de automóveis DS, o novo DS 7 Crossback será apresentado oficialmente durante o próximo Salão Automóvel de Genebra, embora a marca de luxo do grupo PSA já tenha revelado as primeiras imagens oficiais deste modelo. Senhor de um visual carismático, muscular e sensual (segundo os responsáveis da DS), o DS 7 Crossback apresenta-se como se fosse uma peça de joalharia esculpida, com elementos como os módulos de luzes diurnas em LED embutidos nos extremos do pára-choques dianteiro, ou a grelha hexagonal que dispõe de um novo efeito de diamante, com o logo DS colocado bem ao centro.
O recurso a materiais leves e nobres, como o alumínio, reforçam o cuidado dado pela marca no desenvolvimento deste modelo, que dispõe ainda de diversas arestas, como as nervuras centrais no capot ou na cintura elevada, que realçam a beleza muscular deste SUV. A secção traseira, com o portão da bagageira curvo e ópticas com recurso a uma tecnologia 3D Full LED, recebendo um tratamento tridimensional em formato de escamas, através de processos de gravação a laser, entre outros processos pouco habituais na industria automóvel.
Se por fora o novo DS 7 Crossback surpreende, espere até descobrir o aspecto do seu acolhedor interior. Utilizando a expressão francesa “Avant-garde”, esta é perfeita para caracterízar o visual interior, de onde se destacam os dois ecrãs de 12 polegadas, sendo um utilizado como painel de instrumentos digital, e o segundo para o sistema de infoentretenimento, permitindo, através do toque, controlar toda a sua experiência em termos de reprodução de conteúdos multimédia, navegação ou emparelhamento com dispositivos móveis, através de sistemas como o DS Connect e o Mirror Screen.
Respeitando a tradição artesanal, cada detalhe no interior do DS 7 Crossback foi devidamente personalizado através do recurso a materiais nobres como madeira verdadeira, alcantara, couros granulados e nappa. Estes materiais surgem assim em inúmeras superfícies amplas e acolhedoras, desde o tablier aos painéis das portas, podendo estas receber detalhes como uma costura “ponto de pérola” na nappa dos bancos, tablier e painéis das portas, ou ornamento guilhochado nos elementos cromados da consola central.
Em termos de motorização, o DS 7 Crossback estará equipado com uma solução híbrida que recorre a uma motorização a gasolina de 200 cavalos de potência, que funcionará em conjunto com dois motores eléctricos de 80 kW de potência, garantem uma potência total de 300 cavalos, sendo a disposição dos mesmos similar às soluções híbridas anteriormente apresentadas pelo Grupo PSA, ou seja, com o motor de combustão, acompanhado de uma caixa automática electrificada de 8 velocidades no eixo dianteiro e um eixo traseiro electrificado, garantindo assum um notável desempenho nas versões de 4×4, com um binário máximo de 450 Nm.
Esta motorização utilizará três modos de funcionamento, um totalmente eléctrico (ZEV), Híbrido (HEV) e combinado (Sport). Utilizando o primeiro modo, o DS 7 Crossback conseguirá uma autonomia máxima de 60 quilómetros, graças ao recurso de uma bateria de iões de lítio de 13 kWh, que poderá ser recarregada através de uma tomada clássica de 16A durante 4 horas e meia, ou através de uma tomada de 32A (de 6,6 kW) em menos de 2 horas e meia. Poderá ainda ser recarregado usando as fases de desaceleração e travagem.
Para celebrar o lançamento deste modelo, a DS prepara o lançamento de uma versão limitada, o DS 7 Crossback La Première, que poderá ser encomendado a partir do dia 7 de Março. Esta versão distingue-se pela exclusividade, através do uso de jantes de 20 polegadas Paris e pelo recurso a tons Cinza Artense, Branco Nacré ou Preto Perla Nera, que contrasta com os bancos exclusivos, integralmente revestidos a couro Nappa na cor Art Rubis. Estes possuirão uma confecção do tipo bracelet, realçada pelas costuras em ponto de pérola, pelo couro Nappa com efeito patiné, pelo uso de um relógio B.R.M. que se adapta às cores do interior, tablier e tapetes com acabamentos exclusivos.