Após um conjunto de videos e imagens “teasers”, a abertura das portas do Salão Internacional de Genebra permitiu à Volvo revelar a nova geração do seu SUV de grande sucesso, o XC60. Embora não tenham sido revelados grandes detalhes sobre este novo modelo, que só começará a ser produzido a meio do mês de Abril na fábrica de Torslanda, na Suécia, é impossível negar que a inspiração do seu visual provém dos modelos da série 90, como os S90/V90 e do SUV XC90.
Este modelo, que tem sido o SUV Premium de dimensão média mais vendido na Europa, conta com quase um milhão de unidades vendidas, e que apesar da sua idade (quase 9 anos) continua a contabilizar para cerca de 30% do total das vendas da Volvo. Segundo Thomas Ingenlath, Senior Vice President da divisão de Design da Volvo, “o novo XC60 é um SUV não para quem quer ser reconhecido ou superior aos outros mas sim para quem quer conduzir.”
Independentemente do que afirmam os responsáveis da marca, a realidade é que é impossível ficar-se indiferente ao visual atlético, com elementos de destaque como as ópticas com tecnologia LED e a obrigatória assinatura luminosa inspirada no Mjolnir (Martelo do Deus Thor), bem como a enorme e dominante grelha, com lâminas verticais nas principais versões, e horizontais (segmentadas) na versão R-Design.
No interior destaca-se a integração de mais elementos diferenciadores, como a bandeira da Suécia em relevo na moldura das saídas de ar laterais, sendo estas compostas pelo inovador sistema de qualidade de ar CleanZone de quatro zonas, que verifica e fecha a entrada de ar sempre que determinar que o ar exterior for considerado como contaminado.
Em termos de soluções tecnológicas, visto a Volvo pretender que o novo XC60 seja um dos automóveis mais seguros de sempre, poderá esperar encontrar soluções como o Sistema City Safety que recebeu a nova função de assistência à direcção, o novo sistema Oncoming Lane Mitigation que ajuda a evitar colisões com veículos situados noutras faixas de rodagem, tendo o conhecido sistema Volvo Blind Spot Indication System (BLIS), recebido um sistema de assistência à direcção, evitando assim potenciais colisões recolocando o automóvel na própria faixa de rodagem.
Igualmente presente estará um dos sistemas de condução semi-autónoma mais avançados do mercado, o Volvo Pilot Assist, que permitirá no XC60 controlar tanto a direcção, como a aceleração e a travagem, em estradas bem delimitadas em velocidades até 130 km/h. Para finalizar a vertente tecnológica, o novo sistema de infoentretenimento Sensus recebeu melhoramentos gráficos, passando a integrar o seu Smartphone através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Em termos de motorizações, o novo Volvo XC60 estará disponível com diversas motorizações actualmente presentes na gama 90, como os motores Diesel D4 de 190 cavalos e D5 com 235 cavalos, bem como as motorizações a gasolina T5 de 254 cavalos e T6 com 320 cavalos e 400 Nm de binário. Para o modelo de topo, à semelhança do que acontece com o XC90, estará disponível a versão T8 Twin Engine Plug-In Hybrid, com 407 cavalos de potência combinada, o suficiente para garantir um poder de aceleração de apenas 5,3 segundos para atingir os 100 km/h.