No início do ano tivemos, a convite da Toyota Portugal, a oportunidade de nos deslocarmos até os arredores de Amsterdão, para conhecer o restyling da terceira geração do pequeno Yaris. Lançada em 2011, a Toyota optou não por lançar um modelo inteiramente novo, mas acredite que o investimento e as alterações sofridas correspondem quase ao lançamento de uma quarta geração. Chamemos-lhe assim um Toyota Yaris 3 ½.
Estamos a falar num investimento que superou os 90 milhões de euros e a introdução de mais de 900 componentes novos, segundo palavras de Fabio Capano, responsável de comunicação de produtos da Toyota Europe. A apresentação foi seguida por Yasunori Suezawa, Global Chief Engineer para a gama Yaris, tendo sido o engenheiro responsável por outros importantes produtos da marca, como o Auris, Corolla e segmento A e B, ou seja, Aygo e Yaris.
No total, o Yaris recebeu um novo design, com a nova frente a receber um novo grupo óptico com assinatura luminosa, novo para-choques dianteiro e traseiro, novas ópticas traseiras, também elas com assinatura luminosa em LED e tampa da bagageira. Se optar pela edição Square Collection, poderá criar combinações de cores, aproveitando o facto do tejadilho e os pilares serem em preto.
Esta versão Square Collection permite ainda tirar partido da personalização de cores interiores, que irá combinar com a cor exterior escolhida. E já que falo no interior, o destaque vai para a melhoria ligeira dos materiais usados, redesenho das saídas do sistema de climatização, novas inserções em elementos como no volante, novo ecrã digital de 4,2 polegadas colorido no centro do painel de instrumentos e novo sistema de infoentretenimento Toyota Touch 2, com serviços conectados, com novos botões e grafismo (não muito diferente do anterior), ambos disponíveis a partir do nível de equipamento Comfort.
Porém, foi o modelo híbrido que recebeu um maior número de alterações, como forma de reduzir o nível de ruído e vibrações. Para tal, a Toyota aplicou um novo para-brisas acústico, nova panela de escape, nova subestrutura, novos materiais de isolamento acústico, novos apoios de motor, maior restritor de rolamento do motor, novos amortecedores, novos eixos de transmissão e nova afinação da direcção assistida, tornando-o assim igualmente mais confortável de conduzir.
Em termos de segurança, o novo Yaris passa a dispor do Toyota Safety Sense, composto pelo sistema de pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de mudança de faixa de rodagem e assistente de luzes de máximos. O interior recebe ainda novos airbags de cortina, novo design dos encostos de cabeça, cintos traseiros com pré-tensores e limitadores de força, e ancoragens Isofix para cadeiras de bebés mais fáceis de identificar e acessíveis.
No que toca a níveis de equipamento, o Yaris é comercializado em Portugal em três níveis de equipamento principais (Active, Comfort e Exclusive), existindo ainda a possibilidade de se associar o Pack Style (jantes de liga leve de 15” e faróis de nevoeiro dianteiros) no nível Comfort, o Square Edition, um exclusivo para a versão.
Falta referir as motorizações disponíveis, mantendo-se a referida motorização 1.5 Híbrida de 100 cavalos (potência combinada), que deverá contar para 40% do total de vendas para Portugal, 1.0 VVT-i de 69 cv a gasolina e 1.4 D-4D diesel de 90 cv. Existe ainda um motor 1.5 VVT-i a gasolina com 111 cv, que substitui o anterior 1.33, mas este não será comercializado cá devido à fiscalidade existente.
Modelo | Versão | Combustível | Potência | Preço |
Yaris 1.0 VVT-i | Active | Gasolina | 69 cv | €14.205 |
---|---|---|---|---|
Comfort | €15.840 | |||
Comfort + Pack Style | €16.460 | |||
Exclusive | €17.750 | |||
Yaris 1.4 D-4D | Active | Diesel | 90 cv | €18.730 |
Comfort | €20.260 | |||
Comfort + Pack Style | €20.880 | |||
Exclusive | €23.200 | |||
Yaris 1.5 HSD | Active | Gasolina | 100 cv | €18.670 |
Comfort | €19.300 | |||
Comfort + Pack Style | €19.920 | |||
Exclusive | €21.035 | |||
Square Collection | €21.730 |