O recém-lançado Opel Crossland X acaba de receber a variante FlexFuel, que introduz um sistema de alimentada a gás de petróleo liquefeito (GPL). Com este lançamento, a Opel introduz no mercado o primeiro automóvel a GPL dotado de um inovador sistema de alimentação multiválvulas com um sensor óptico colocado no interior do depósito, permitindo assim uma leitura mais precisa da quantidade de combustível disponível.
Esta é uma vantagem apreciável face aos sistemas GPL convencionais, uma vez que permite ao condutor optimizar a utilização do gás antes de novo reabastecimento. Além das luzes LED que indicam qual o combustível em utilização, o computador de bordo fornece valores de autonomia mais rigorosos, tanto para gás como para gasolina, estando a Opel a anunciar uma autonomia total de 1300 km (norma NEDC) para este modelo em concreto.
O depósito de GPL tem uma capacidade de 36 litros, estando colocado sob o piso da bagageira, no compartimento normalmente ocupado pela roda sobressalente, solução esta que evita prejudicar a surpreendente habitabilidade desde modelo. O novo Opel Crossland X FlexFuel é proposto com o eficiente motor 1.2 de três cilindros com 81 cv, que consome 8,4 litros de GPL a cada 100 km em ciclo urbano, 6,0 l/100 km em ciclo extra-urbano e 6,9 l/100 km em ciclo misto (de acordo com a norma NEDC), ao que correspondem emissões de CO2 de 111 g/km (a gasolina: urbano 6,8 l/100 km; extra-urbano: 4,5 l/100 km; misto 5,4 l/100 km; 123 g CO2/km).
O sistema de distribuição do motor dispõe de válvulas reforçadas para garantir a máxima durabilidade. Todo o sistema GPL do Crossland X é fabricada pela Opel, na fábrica de Saragoça, onde são produzidos todos os Crossland X. A Opel propõe o novo Crossland X FlexFuel em dois níveis de equipamento: Edition, por 19.380 euros, e Innovation, por 20.730 euros. Comparando com as mesmas versões convencionais 1.2 de 81 cv, a gasolina, o incremento de preço das variantes FlexFuel é de apenas 1400 euros.