Depois de lançarem no mercado nacional o impressionante Stinger, a Kia decide “partir a loiça toda” com o lançamento daquele que será, nos próximos tempos, o modelo mais importante da marca, o novo Stonic. Este novo modelo, pertencente ao segmento de mercado que maior crescimento tem registado nos últimos anos (SUV de segmento B) promete ir ao encontro dos adeptos do segmento, que privilegiam o design em detrimento da identidade (e fidelização) da marca, ou outros valores.
É a pensar neste público que o Kia Stonic surpreender, ao oferecer, por um preço surpreendentemente baixo, um automóvel capaz de convencer, tanto em termos visuais, com soluções como as mais de 20 combinações de cores de dois tons, como em termos de equipamento, com a inclusão de sistemas de infoentretenimento com ecrã táctil de 7.0″ que, mesmo na sua versão base, suportam a integração com dispositivos móveis, de forma a tirar partido dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Igualmente presente, e bastante relevante, é a implementação de um avançado sistema de assistência à condução, designado por ADAS (extra de 500 euros), que incluí um sistema de travagem automática de emergência (FCA), aviso de transposição de faixa de rodagem (LDW), sistema de detecção de veículos em ângulo morto (BCW), sistema de alerta em trânsito cruzado em manobras (RCCW), sistema de aviso de fadiga (DAW) e, futuramente, o sistema de manutenção na faixa de rodagem (LKA), já disponível em modelos Kia de segmentos superiores
Disponível em quatro níveis de equipamento, o Kia Stonic poderá ser equipado com duas motorizações a gasolina e uma diesel. Para entrada, está presente o conhecido 1.2 MPI de 84 cavalos a gasolina, estando este bloc acompanhado pelo novo 1.0 T-GDI de 120 cavalos sobrealimentado, que além de ser mais potente, garante consumos mais reduzidos e emissões mais baixas, logo menos impostos. A gama diesel conta com o conhecido 1.6 CDRi de 110 cavalos.
Com um objectivo de vendas bastante ambicioso, de 1000 unidades durante o seu primeiro ano de comercialização, o Stonic é proposto com uma campanha de lançamento que oferece um desconto de 3700 euros para as versões a gasolina, e 3900 euros para as versões a diesel, razão pelo qual o Kia Stonic é lançado no mercado nacional com um preço base de apenas 13.400 euros. Tenha em atenção que do valor oferecido em desconto, só parte desse valor corresponde a um desconto real, já que o restante estará dependente do contracto de crédito com a financeira da Kia Portugal (Santander Consumer).
Kia Stonic | Combustível | Potência | Emissões | PVP | Preço em Campanha |
1.2 CVVT LX | Gasolina | 84 cv | 118 g/km | €17.100 | €13.400 |
1.2 CVVT SX | Gasolina | 84 cv | 118 g/km | €17.850 | €14.150 |
1.0 T-GDi EX | Gasolina | 120 cv | 115 g/km | €20.400 | €16.700 |
1.0 T-GDi TX | Gasolina | 120 cv | 115 g/km | €21.600 | €17.900 |
1.6 CRDi LX | Diesel | 110 cv | 109 g/km | €23.100 | €19.200 |
1.6 CRDi SX | Diesel | 110 cv | 109 g/km | €23.850 | €19.950 |
1.6 CRDi EX | Diesel | 110 cv | 109 g/km | €25.700 | €21.800 |
1.6 CRDi TX | Diesel | 110 cv | 109 g/km | €26.900 | €23.000 |