Mais de 15 milhões de unidades vendidas desde 1990, líder de vendas em Porutgal e vice-campeão de vendas na Europa são mais do que argumentos para todo o secretismo na revelação da quinta geração do novo Renault Clio, revelação essa que acabou por se realizar hoje, embora a apresentação a público continue a estar prevista apenas para o mês de Março, durante o próximo Salão Automóvel de Genebra.
Visualmente mais semelhante ao Mégane, as alterações visuais foram mais discretas que o habitual, tendo sido dado destaque aos grupos ópticos, tanto dianteiros como traseiros, graças ao recurso da tecnologia LED, ideal para tirar partido do formato mais musculado da carroçaria, criado graças à diminuição do comprimento em 14 mm (sem prejudicar no espaço interior), aumento da largura (66 mm) e diminuição da altura (30 mm).
Se no exterior as mudanças são meramente evolutivas, no interior assiste-se a uma autêntica revolução, com aquilo que a Renault de apelida de “Smart Cockpit”, totalmente orientado para o condutor. Isto deve-se a toda a instrumentação, como aos comandos da climatização e o painel do sistema de infoentretenimento, estarem ligeiramente orientados para o condutor.
Este sistema, composto por um ecrã táctil de 9,3 polegadas, tem a particularidade de ser o maior alguma vez utilizado num automóvel Renault. Igualmente digital é o painel de instrumentos, que está disponível em diferentes dimensões, de 7 a 10 polegadas, pode ser personalizado de acordo com o modo de condução escolhido. De resto, destaque para os novos bancos mais ergonómicos, materiais de qualidade superior e novas cores e acabamentos, para um interior ainda mais personalizado.