Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

General Motors processada por problemas em motores diesel nos EUA

Aparentemente a General Motors também está em trabalhos relativamente aos motores diesel Duramax utilizados nas suas Pick-Ups das marcas Chevrolet e GMC, entre 2010 a 2016. Embora o problema não esteja relacionado com a alteração dos valores de emissões, como aconteceu com a Volkswagen e, mais recentemente, com a Daimler (Mercedes-Benz), este está relacionado com o facto de os motores diesel vendidos nos EUA não estarem optimizados para o gasóleo comercializado no mercado norte-americano.

Como tal, até ao momento 8 indivíduos decidiram processar a GM por terem vendido centenas de milhares de pick-ups diesel, em que os seus motores foram desenvolvidas tendo conta as características do gasóleo europeu, e não o comercializado nos EUA, que tem características distintas e que acabam por formar bolsas de ar nos avançados sistemas de injecção destes motores. Esta situação acaba por gerar partículas metálicas provenientes de uma fricção indesejada entre os componentes, que resultam em danos graves nos motores, levando os mesmos a desligar-se em andamento.

Até ao momento foram afectados modelos com motores 6.6 V8 Duramax LML de 2011 a 2016 (Chevrolet Silverado e Sierra), e modelos com motores 6.6 V8 Duramax LGH de 2010 a 2012 (Chevrolet Sierra, Silverado), bem como as carrinhas Chevrolet Express e GMC Savana. Suspeita-se que parte da responsabilidade esteja relacionada com o sistema de injecção Bosch utilizado. Segundo a publicação The Detroit News, tanto a General Motors como a Bosch recusaram-se a comentar o processo.