À semelhança do que aconteceu com o Panamera, também a gama Cayenne passará a contar com os préstimos de uma versão híbrida plug-in para o seu modelo mais potente de sempre, o Cayenne Turbo S E-Hybrid e Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé. Trata-se de uma combinação de um V8 de quatro litros de 550 cavalos, que funciona em conjunto com um motor eléctrico de 100 kW (136 cv), integrado na transmissão Tiptronic S de oito velocidades, conferindo assim uma potência total combinada de 680 cavalos, e 900 Nm de binário máximo.
Independentemente da versão escolhida, tanto o Cayenne Turbo S E-Hybrid como o Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé oferecem um poder de aceleração que permite atingir os 100 km/h em apenas 3.8 segundos, e ambos alcançam os 295 km/h de velocidade máxima. Apesar do alto desempenho, ambos conseguem percorrer até 32 quilómetros em modo totalmente eléctrico, estando a Porsche a anunciar, segundo as normas WLTP, um consumo médio de 4.8 a 5.4 l/100 km a gasolina, e 23.6 a 24 kWh/100 km de electricidade.
A bateria de iões de lítio utilizada, de 14.1 kWh, está instalada sob o piso da bagageira, podendo a mesma ser carregada em 2,4 horas usando o carregador de bordo, de série, de 7.2 kW, quando ligado a uma tomada de 400 volts e 16 amperes. Se utilizar uma tomada doméstica tradicional de 230v e 10A, o tempo de carregamento passa para um total de seis horas. Este poderá ser agendado, para tirar partido do melhor horário do seu fornecedor de electricidade, a partir do Porsche Communication Management (PCM), ou da aplicação móvel Porsche Connect (disponível para Android e iOS).
Por se tratarem das versões de maior desempenho, a Porsche decidiu equipar ambos os modelos com o sistema eléctrico de estabilização Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), bloqueio do diferencial traseiro Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), sistema de travagem de alta performance Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), jantes de 21 polegadas Aero Design com extensões das cavas das rodas na cor da carroçaria, Direcção Assistida Plus e Pacote Sport Chrono. A suspensão pneumática adaptativa com três câmaras integra o Porsche Active Suspension Management (PASM) finalizam a lista de equipamento de série em termos de condução, mas poderá incluir as jantes de 22 polegadas e o sistema de eixo traseiro direccional como opcional.
Estas novas versões V8 híbridas associam-se assim à já existente solução V8 híbrida, presente no Cayenne, e que passará agora a fazer parte da oferta do Cayenne Coupé. Com a chegada do Cayenne E-Hybrid Coupé, o SUV coupé da Porsche passa a dispor de um conjunto composto por um 3.0 V6 Turbo que, em conjunto com o motor eléctrico igualmente integrado na transmissão automática, passa a debitar 462 cavalos de potência e 700 Nm de binário máximo. Isto permite ao Cayenne V6 híbrido atingir os 100 km/h em apenas 5.1 segundos, 253 km/h de velocidade máxima e consumos na ordem dos 4.0 a 4.7 l/100 km segundo o ciclo WLTP. Pode ainda circular em modo 100% eléctrico durante 37 quilómetros.
Versão | Potência | Emissões CO2 (g/km) | Preço |
Cayenne E-Hybrid | 462 | 74 | €99.233 |
Cayenne E-Hybrid Coupé | 462 | 75 | €103.662 |
Cayenne Turbo S E-Hybrid | 680 | 90 | €184.452 |
Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé | 680 | 90 | €188.265 |